Temporada 2012

MISSA DO GALO

de Carlos Tê e Manuel Paulo encenação de Luísa Pinto

11 FEVEREIRO, 2012 | SALA PRINCIPAL

Baseado na estrutura dramática e litúrgica da missa católica romana e inspirando-se nas velhas missas festivas transmontanas (com desgarradas de motes do Evangelho acompanhadas à concertina, aqui substituídas por canções), o espectáculo põe em cena o Homem pós-moderno que a abastança, a ciência e a tecnologia não foram capazes de tornar melhor.
Uma barca atravessa a História percorrendo um roteiro de factos e alertas contra os perigos da repetição e do esquecimento. Durante um monólogo shakespeareano, o galo (Homem) é visitado pelos seus fantasmas interiores, juízes da consciência que o vêm julgar por ter substituído o Humanismo secular pelo neo-liberalismo que transformou as pessoas em meros dados estatísticos. O veredicto é ser transformado em arroz de cabidela, num sacrifício votivo e solsticial.

Luísa Pinto (n.1965) é Mestre em Teatro pela escola Superior Artística do Porto, tendo desde 1992 assinado perto de vinte criações. A par da encenação, desenhou figurinos para as companhias Seiva Trupe, Teatro de Marionetas do Porto e Escola de Mulheres, e também para cinema. Directora artística do Cine-Teatro Constantino Nery / Teatro Municipal de Matosinhos desde 2007, tem levado os seus espectáculos ao Circuito de Teatro Português no Brasil. Em paralelo, desenvolve um projecto de reinserção social em que mistura reclusos com actores profissionais.

Intérpretes António Durães, Flora Miranda, Inês Sousa, Isabel Carvalho, João Miguel Mota e Rui David
Cenografia João Mendes Ribeiro e Catarina Fortuna
Figurinos Cátia Barros e Luisa Pinto
Músicos André Hollanda (bateria/toy piano), Manuel Paulo (piano/teclado), Marco Nunes (guitarra), Miguel Ramos (Baixo) e Pedro Vidal (guitarra/pedal steel/banjo)
Desenho de Luz Bruno Santos
Operação de som e sonoplastia Filipe Gonçalves e Pedro Lopes Moreira

mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker