‘Migrantes’ em Almada

Uma reflexão sobre uma revolução que, segundo o autor, é para durar um século.

Migrantes, a mais recente produção da Companhia de Teatro de Almada, estreou na última sexta-feira, dia 21 de Abril, no Teatro Municipal Joaquim Benite, e contou com a presença do autor romeno, Matéi Visniec. O autor num discurso para os presentes no beberete habitual das estreias da Companhia de Teatro de Almada, demonstrou o seu profundo agrado pela produção da sua peça em Almada e pela publicação do seu texto na Colecção Teatro (à venda no TMJB),

Matéi Visniec foi também o grande protagonista da habitual Conversa com o público, no dia seguinte, às 18h, no foyer do TMJB e que contou também com a presença do encenador Rodrigo Francisco e de Ângela Pardelha, a tradutora do texto para português e que, como habitualmente, moderou o debate.
Matéi Visniec, ele próprio um migrante que se exilou em França no tempo de Ceauşescu, começou por explicar o propósito com que escreveu o texto: “Com esta peça procuro não só a questão política mas também o absurdo da situação: procuro compreender o futuro”. Rodrigo Francisco, por seu lado, referiu que é a segunda vez que dirige uma peça de um autor vivo: “Nesta peça confrontei-me com as notícias que ia lendo nos jornais”. O tema das eleições francesas, muito premente, também foi largamente debatido. Matéi Visniec, um europeísta convicto, afirmou: “O mais importante para votar em consciência é perceber qual é a posição dos candidatos em relação à Europa”, referindo que o seu “projecto, enquanto romeno, era ser reconhecido como europeu”. Continuou: “A União Europeia está em risco de dissolução por causa da migração. É por isso que resolvi escrever esta peça sobre a migração e o politicamente correcto. Talvez seja a peça mais dolorosa que escrevi. Eu sou romeno mas também francês. Há milhões de romenos a viver noutros países europeus”.
Um debate com muitas intervenções por parte da assistência, que promete continuar com outros protagonistas nos próximos dias 6 e 13 de Maio, sempre aos Sábados, sempre às 18h, no foyer do Teatro Municipal Joaquim Benite. A seguir ao debate houve um jantar no restaurante do TMJB com a presença da Embaixadora da Roménia, Ioana Bilovaru, que juntamente com a sua comitiva assistiu ao espectáculo.

in CTA, 27 abr 2017

mostrar mais
Back to top button