MESSA DA REQUIEM
de Giuseppe Verdi com a participação do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos
01 ABRIL, 2007 | SALA PRINCIPAL
Composta em memória do poeta italiano Alessandro Manzoni, a Messa da Requiem foi estreada na Catedral de Milão em 1874, onde obteve um êxito fulgurante. Esta obra conta com a interpretação de um notável conjunto de solistas.
Giuseppe Verdi (1813-1901), o mais importante compositor de óperas do século XIX, foi consagrado em toda a Europa e considerado o artista italiano que melhor representou o ‘espírito nacional do seu povo’.
Ficou conhecido como o maestro do Risorgimento, no qual as suas óperas representavam a ânsia de liberdade nas guerras pela Unificação Italiana. Verdi marcou, na sua obra, o desenvolvimento do impulso dramático. Ao mesmo tempo que realçou a singularidade das suas criações, não esqueceu as tradições populares da sua terra natal. As suas óperas serviram de referência à maior parte dos compositores da sua época.
Donato Renzetti estudou no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão e estreou-se no Teatro alla Scalla dessa cidade em 1978. Desde aí tem dirigido óperas de Verdi, Rossini, Mozart, Donizetti, Bellini, Puccini, etc. nas principais salas de ópera do Mundo, das quais se destacam a Ópera de Paris, o Convent Garden de Londres, o Grand Théâtre de Genebra, a Staatsopera do Mónaco, o Carnegie Hall e a Metropolitan Opera de Nova Iorque, a Lyric Opera de Chicago, a San Francisco Opera, o Colón de Buenos Aires, etc.
SOLISTAS Soprano Dimitra Theodossiou, Contralto Marina Domashenko, Tenor Fabio Sartori, Baixo Maurizio Muraro
DIRECÇÃO MUSICAL Donato Renzetti
SALA PRINCIPAL
1 ABRIL
Duração 1h40