MEMÓRIAS DA GUITARRA PORTUGUESA

Pedro Caldeira Cabral

04 NOVEMBRO, 2006 | SALA PRINCIPAL

MEMÓRIAS DA GUITARRA PORTUGUESATENDO COMO ORIGEM a cítara europeia do Renascimento, a actual guitarra portuguesa sofreu importantes modificações técnicas no último século, tendo, no entanto, conservado a afirmação peculiar das cítaras, igual número de cordas e a técnica do dedilho própria deste género de instrumentos.

Pedro Caldeira Cabral nasceu em Lisboa em 1950 e estudou guitarra portuguesa, guitarra clássica, flauta doce, alaúde, viola de gamba e instrumentos antigos de cordas e sopro, tendo fundado os grupos La Batalla e Concerto Atlântico, especializados na interpretação de musica antiga em instrumentos históricos. Entre 1967 e 1975 trabalhou com Karel Goyvaerts, Constança Capdeville, José Alberto Gil e Jorge Peixinho na composição de música contemporânea. Como intérprete a solo tem alargado o seu repertório a obras de Bach, Weiss, Scarlatti, Seixas, entre outros, apresentando publicamente obras originais de autores contemporâneos nas principais salas e festivas da Europa, Estados-Unidos, Macau e Brasil. Em 1999 publicou A Guitarra Portuguesa, a primeira obra monográfica sobre as origens e evolução histórica, estudo organológico e repertório do instrumento nacional.

Intérpretes guitarra portuguesa Pedro Caldeira Cabral, Viola e guitarra clássica Joaquim António Silva, Contrabaixo Duncan Fox

SALA PRINCIPAL
4 NOVEMBRO

mostrar mais
Back to top button