Maria Rueff e Joaquim Monchique festejam Dia Mundial do Teatro em Almada

Espetáculo ‘Lar Doce Lar’ faz sessão gratuita no Teatro Municipal Joaquim Benite.

Ana Maria Ribeiro in Correio da Manhã 27 Março 2023 notícia online

Esta segunda-feira, data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, um dos maiores sucessos de público dos últimos anos – o espetáculo ‘Lar Doce Lar’, do encenador António Pires – chega ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, e tem entrada livre. O texto de Luísa Costa Gomes encontra voz nos atores Maria Rueff e Joaquim Monchique, que contracenam pela primeira vez em teatro nesta produção com números surpreendentes.

Estreada originalmente em 2012, a peça já fez quase 600 sessões, sempre esgotadas, e foi vista por mais de 300 mil pessoas. Monchique diz que é “um motivo de orgulho, chegar a qualquer ponto do País, e encher salas – algumas em questão de minutos”. Maria Rueff considera que o sucesso se justifica com “a necessidade que os espectadores têm de rir”. “Estreámos em plena pandemia e houve muita gente que nos disse que preferia gastar dinheiro no bilhete do que em medicamentos para a depressão. E vinham ver o espetáculo seis, sete ou oito vezes…”, recorda.

Com a ação de ‘Lar Doce Lar’ a decorrer numa residência para a terceira idade, e os atores a desdobrarem-se em várias personagens, o humor é garantido, e repete, na sala almadense, nos dias 1 e 2 de abril. Em maio, o espetáculo “encerra Lisboa” com uma temporada que o apresentará no Teatro Villaret até junho.

Bilhetes para 40.º festival à venda
A Companhia de Teatro de Almada pôs hoje à venda os bilhetes para a 40.ª edição do Festival de Almada, que decorrerá de 4 a 18 de julho. Entre as propostas mais interessantes, a festa vai receber ‘Feliz Aniversário’, que Peter Stein assina a partir da peça de Harold Pinter; ‘A Vida é Sonho’, em encenação de Declan Donnellan, e o espetáculo de dança ‘Momo’, assinado por Ohad Naharin.

mostrar mais
Back to top button