Luis Miguel Cintra é um dos convidados da próxima Conversa com o público

No dia 10 de Março, às 18h, o encenador estará à conversa sobre Um D. João Português. A acompanhá-lo estará também o produtor deste novo espectáculo, Levi Martins.

Luis Miguel Cintra é um dos convidados da próxima Conversa com o públicoNo próximo dia 10 de Março, às 18h, recebemos no foyer do TMJB o encenador e o produtor de Um D. João Português: Luis Miguel Cintra e Levi Martins. Este projecto, um dos primeiros que o encenador abraçou depois do fim do Teatro da Cornucópia, marcou o início de uma nova etapa na sua carreira, subordinada a novos paradigmas de produção e financiamento. Em declarações recentes ao Observador, Luis Miguel Cintra reconhece mesmo que, hoje em dia, olha para a frente “como se estivesse a começar”. No entanto, para Levi Martins, um dos nomes da nova geração de criadores nacionais, as condições de trabalho nunca foram outras. Por isso, quando classifica de “insensato” um empreendimento como Um D. João Português, é apenas para enfatizar a necessidade diária de remar contra a maré. Neste sentido, é legítimo perguntar em que medida estes factores influenciaram o resultado final. E se, por acaso, as duas gerações não trocaram de papéis, com os mais novos a mostrarem aos mais velhos como é que, agora, funcionam as produções independentes. Como é que as expectativas se conformam com a realidade? Por outro lado, Um D. João Português é fruto de uma dramaturgia interessantíssima, que mistura uma tradução portuguesa da peça de Molière, o texto original francês e uma curta peça de Brecht intitulada O mendigo ou O cão morto. Que princípios nortearam esta selecção? Por que razão foi o espectáculo ganhando a forma de um road movie? E o que tem para nos dizer hoje um D. Juan incapaz de conciliar a cabeça e o coração, ao ponto de Luis Miguel Cintra o comparar a Álvaro de Campos? O que há de tão especial nesta personagem para que o encenador continue a lamentar não ter tido a oportunidade de a interpretar em palco?

Ângela Pardelha
In CTA 26 Fev 2018

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