LISBOABASS4
II CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA | Maya Pluddemann, Marine Triolet, Manuel Rêgo, Ricardo Tapadinhas
25 FEVEREIRO, 2009 | SALA DE ENSAIOS
Oquarteto de contrabaixos LisboaBass4, é constituido por músicos profissionais, que dedicam ao espaço desta formação, uma emergente evidencia em estabelecer formas menos exploradas num instrumento de reflexão refinada.
No perfeito equilíbrio entre a sedução e a interioridade dos sons graves, encontramos simples melodias geradoras de conjuntos temáticos com desenvolvimento harmonicamente audacioso.
LisboaBass4 apresenta o seu concerto inaugural na Companhia de Teatro de Almada.
Ave Verum – A. Mozart
Quarteto para contrabaixo – Joseph Lauber
Orpheus in the Underworld – Jacques Offenbach (arr. Normann Ludwin)
Strauss in the Dog House – Daryl Runswick
Noire est la Nuit – Yves torchinsky
Pantera Côr-de-Rosa – Henry Macini (arr. Luis Rêgo)
Ragtime on the Bass – Adolf Lotter
LISBOABASS4
Maya Pluddemann contrabaixo
Marine Triolet contrabaixo
Manuel Rêgo contrabaixo
Ricardo Tapadinhas contrabaixo
Maja Plüddemann nasceu na África do Sul. Começou a estudar piano e violino desde muito cedo, substituindo o violino pelo contrabaixo aos 14 anos de idade. Completou o Bacharelato em Música na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, na classe dos Professores Zoltan Kovats e Christian de Haan. Deu continuidade aos estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, completando a Licenciatura em Música com o Prof. Yuri Axenov.
Participou em diversas masterclasses na Alemanha, Hungria e Portugal com os Professores Ulrich Lau, Wenanciusz Kurzawa, Norbert Duka e Günter Klaus.
Em 2005, actuou como solista com a Orquestra Pão de Açúcar em Curitiba, Brasil, no Festival Oficina de Música de Curitiba. Nesse mesmo ano, interpretou música de câmara com o oboísta e maestro Alex Klein e o Ensemble “St. Petersburg Virtuosen” durante o Festival Internacional de Música de Campinas, Brasil.
Durante 2002 e 2003, Maja foi membro aprendiz da Orquestra Filarmónica de Cape Town, na África do Sul. Desde 2005 é membro da Orquestra da Póvoa de Varzim, e desde 2006 integra na Orquestra do Algarve como chefe de naipe adjunto. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian.
Maja Plüddemann mantém também uma actividade como musicista de câmara e professora.
Tocou a solo os concertos para contrabaixo e orquestra de Dittersdorf e CPE Bach, tal como todas as principais obras camarísticas com contrabaixo, entre as quais se destaca uma versão encenada de “A História do Soldado” de Stravinsky em colaboração com a Companhia de Teatro do Algarve. Em 2008 inicia uma colaboração com um dos prestigiados ensembles de música antiga da Europa, “I solisti della Cappella della Pietá dei Turchini” em tournée europeia.
Actuou como solista e colaborou em música de câmara com músicos como Alex Klein, Irina Tseitlin, Ivan Monighetti, Daniel Rowland, e Yang Liu, entre outros.
Marine Triolet nasceu em Lyon, França, em 1972. Estudou violino e em seguida contrabaixo.
A partir de 1991 entra no “Conservatoire Supérieur de Musique de Lyon” na classe de Jean Paul Célèa e, obtém o 1º prémio com a menção “Muito Bom”, em 1995.
Entre 1991 e 1996 é membro da “Orchestre des Jeunes de la Communanté Européene” (ECYO).
Em 1997 entra na Orquestra Metropolitana como 1º Contrabaixo solista, e a partir de 1998 faz parte da Orquestra Gulbenkian.
Manuel Rêgo concluiu o Curso de Contrabaixo no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo estudado com os Professores Armando Crispim e António Ferreira. Na Escola Superior de Música de Lisboa, teve como professor Iouri Axenov. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou durante dois anos com Ludwig Streicher, na Universidade de Música em Viena de Áustria. Desenvolveu a sua actividade nesta cidade com audições a solo, música de câmara e orquestra, tendo actuado na Musikverein.
Leccionou no Conservatório Nacional de Lisboa (2001 a 2008). Ingressou em 1990 na Orquestra Gulbenkian, onde desempenha desde 1996, o lugar de Segundo Solista em Contrabaixo. Actualmente é Professor de Contrabaixo na Escola Superior de Música de Lisboa.
Manuel Rêgo é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestrando no Curso de Pedagogia do Instrumento no Instituto Universitário Piaget-Almada.
Ricardo Tapadinhas iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, tendo como Professor João D. Duarte.
Mais tarde, transitou para a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), onde estudou com o professor Manuel Rêgo. Aí, obteve as mais altas classificações, tendo sido bolseiro da Associação de Amigos da EMCN.
Durante os seus estudos, gravou para a Antena 2 o primeiro andamento do Concerto em Mi Maior de K. D. von Dittersdorf e, noutra ocasião, com o violetista Francisco Pampulha, a Sinfonia Concertante do mesmo compositor.
Participou em MasterClasses com os professores Adriano Aguiar, Rainer Zepperitz Josef Niederhammer e Wolfgang Gutler, este último, no âmbito do festival Pablo Casals.
Exerceu durante cinco anos a função de Chefe de Naipe da Orquestra Sinfónica Juvenil e participou no Estágio da Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana, com o Maestro Michael Zilm. Integrou também a orquestra Albert Lysy.
Actualmente, colabora como reforço em diversas orquestras nacionais, incluindo a Orquestra Gulbenkian.
No ano lectivo de 2006/2007, foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Ioury Axenov, onde prossegue correntemente os seus estudos com o professor Manuel Rêgo.
25 FEVEREIRO, 2009 | SALA DE ENSAIOS | M12