AcolhimentoTeatroTemporada 2019

LINDOS DIAS!

Texto de Samuel Beckett | Encenação de Sandra Faleiro

CAUSAS COMUNS

Numa paisagem desértica, uma mulher está enterrada até à cintura, num montículo de terra  que, pouco a pouco, a cobrirá até ao pescoço. Atrás, o seu marido, quase sempre escondido aos olhos do público. Winnie parece ignorar, candidamente, a sua situação, e entrega-se a viver mais um “lindo dia”.

Samuel Beckett (1906-1989), Prémio Nobel da Literatura em 1969, continuou com este texto a sua busca de um sentido para a existência, ele que dizia ter “pouco talento para a felicidade”. A primeira encenação deste texto teve lugar em Nova Iorque, em 1961, seguindo-se-lhe Paris, em 1963, com Madeleine Renaud e Jean-Louis Barrault. Em Portugal, Glicínia Quartin fez de Winnie em 1968, na Casa da Comédia, ao lado de Ruy Furtado, numa encenação de Artur Ramos.

Cucha Carvalheiro (n. 1948) tornou-se actriz em 1979, no Teatro do Mundo. Interpretou personagens criadas por Sófocles, Gil Vicente, Kleist, Feydeau, Tchekov, Tennessee Williams, Jean Genet, Samuel Beckett, entre muitos outros. Foi dirigida por nomes significantes como Jorge Listopad, Rogério de Carvalho, João Mota, Mário Viegas ou ainda Fernanda Lapa (com quem fundou em 1995 a Escola de Mulheres). Encenou textos de Ingmar Bergman, de Lídia Jorge, de Neil Simon, etc. Escreveu para teatro. Dirigiu o Teatro da Trindade entre 2009 e 2013.

Sandra Faleiro (n. 1972) estreou-se como actriz no Teatro Aberto em 1988. Trabalhou com Mário Viegas, João Mota, João Lourenço, João Perry, Nuno Carinhas, Paula Sá Nogueira, Álvaro Correia, Cristina Carvalhal, Fernanda Lapa, entre outros. Estreou-se na encenação com Vai e Vem, de Samuel Beckett, na Companhia Teatral do Chiado.


Ela volta-se na direcção dele. Pausa. A cabeça reaparece. Pausa. A mão reaparece com o lenço, espalha-o sobre a cabeça, desaparece. Pausa. A mão reaparece com o chapéu de palha, põe o chapéu na cabeça, à banda, desaparece. Pausa.
1.º acto


15 e 16 FEVEREIRO, 2019 | SALA EXPERIMENTAL

sex e sáb às 21h00

Duração aprox.: 1h30 | M/12

COMPRAR BILHETE

Intérpretes Cucha Carvalheiro e Luís Madureira
Tradução João Paulo Esteves da Silva
Cenário e figurinos Maria João Castelo
Luz Cristina Piedade
Co-produção Causas Comuns e São Luiz Teatro Municipal


tags
mostrar mais
Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker