LA CLEMENZA DI TITO
de Wolfgang Amadeus Mozart | direcção musical de Pedro Amaral
05 MARÇO, 2017 | SALA PRINCIPAL
O Atelier de Ópera da Metropolitana vai já na sua quarta edição, tendo como principal objectivo promover o contacto de jovens cantores em início de carreira com uma partitura operática e uma orquestra profissional. Com efeito, foi este o projecto que, no ano passado, trouxe As bodas de Fígaro à Sala Principal do TMJB. Este ano a ópera escolhida resulta de uma encomenda feita a Mozart por Leopoldo II, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, para a cerimónia da sua coroação como Rei da Boémia. Mozart compô-la em pouco mais de duas semanas, no Verão de 1791, inspirado por um antigo libreto de Pietro Metastasio que dá conta da trama palaciana que envolve o imperador romano Tito.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi um prolífico compositor e instrumentista austríaco, cuja obra influenciou profundamente o cânone da música ocidental. Por iniciativa do pai, iniciou um périplo pela Europa quando ainda era criança, tendo actuado desde cedo para famílias reais e membros da aristocracia.
Pedro Amaral (n. 1972) é maestro, compositor, professor e director artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Obteve a sua formação musical em Lisboa, Paris, Budapeste e Milão, tendo concluído um mestrado e um doutoramento sobre a obra de K. Stockhausen.
Orquestra Metropolitana de Lisboa e Coro De Câmara Lisboa Cantat (Lisboa)
Dom às 16h
SALA PRINCIPAL | M/6 | DURAÇÃO: 3H00 (C/INTERVALO)