AcolhimentoTeatroTemporada 2018

JUSTIÇA

texto de Camilo Castelo Branco | encenação de Rui Madeira

22 e 23 SETEMBRO, 2018 | SALA EXPERIMENTAL

Em Setembro, a Companhia de Teatro de Braga traz à Sala Experimental do TMJB um “drama de faca e alguidar” escrito por Camilo Castelo Branco, um autor cuja obra dramática está ainda longe de conhecer a popularidade dos seus romances. Estreada em 1856, Justiça descreve o caso de Inês, uma jovem que vive desapontada com a indiferença do homem que a raptou (e que ela ama) e angustiada perante a possibilidade de a sua mãe se ter suicidado. O melodrama burguês não fica completo sem que o pai da protagonista, um fidalgo que fez fortuna no Brasil, se mostre disposto a punir o “sedutor de virgens” que manchou para sempre o bom-nome da filha. Nem que para isso tenha de fazer justiça com as suas próprias mãos… Para Rui Madeira, encenador e director artístico da companhia bracarense, encontram-se na obra dramática de Camilo Castelo Branco “as forças motrizes da produção novelística”.

Camilo Castelo Branco (1825-1890) distinguiu-se como um dos maiores escritores e jornalistas portugueses do século XIX. Estreou-se na poesia em 1845 e, no ano seguinte, no teatro e no jornalismo. Entre as dezenas de obras que publicou destacam-se, por exemplo, Amor de perdição (1862) e A queda dum anjo (1865). Para além das polémicas literárias em que se envolveu, a sua vida pessoal ficou marcada por diversos escândalos passionais.

Rui Madeira é actor, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Braga. Em 1980 foi um dos fundadores da CENA, o grupo que, em 1984, daria origem à companhia que hoje dirige. Foi administrador do Theatro Circo de Braga e integrou a organização do 1.º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).

Companhia de Teatro de Braga

Sábado às 21h30 | Domingo às 16h
SALA EXPERIMENTAL | M/12 | Duração: 1h30

COMPRAR BILHETE

intérpretes André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Eduarda Pinto, Jaime Monsanto, Rogério Boane e Solange Sá
cenografia João Dionísio
figurinos Manuela Bronze
criação vídeo Frederico Bustorff
criação sonora Pedro Pinto
design gráfico e fotografia Paulo Nogueira
desenho de luz Nilton Teixeira


tags
mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker