JOGO DOS GABINETES

de João LIZARDO | encenação João LIZARDO

6 a 13 DEZEMBRO, 2010 | SALA ENSAIOS

Durante os séculos XVI e XVII, as colecções de objectos raros e insólitos tornaram?se comuns e eram muitas vezes guardadas em peças de mobiliário, propositadamente construídas para o efeito, a que se chamava «Gabinetes de Curiosidades».
Esses móveis, ricamente decorados, podiam albergar objectos tão diversos como fósseis, pedras preciosas, artefactos provenientes de diferentes culturas, livros manuscritos, cartas ou documentos importantes, e funcionavam não só como pequenos arquivos ou cápsulas das colecções, mas também como armários expositores e como mesa de trabalho (isto é: como verdadeiros escritórios).
Inspirado no mundo das curiosidades, das artes, e da leitura e da escrita, o Jogo dos Gabinetes é uma oficina de criação de livros a partir da visita a doze Gabinetes temáticos.
No interior de cada Gabinete, e através de várias técnicas e estímulos visuais, os participantes constroem os componentes fundamentais de uma história, que posteriormente organizam na criação de um livro novo e único. Personagens, Lugares e acontecimentos são alguns dos temas da concepção plástica do interior destes doze Gabinetes que inspiram e provocam a criação de uma narrativa. No início da sessão os participantes são recebidos por uma pequena marioneta – o Rei Louis – que os aguarda para lhes indicar as regras e para, ao som de trompetes, fazer a abertura formal do Jogo:

“Boa sorte a todos… et silence pour écouter la musique”

João Lizardo concluiu em 2001, na Escola Superior de Teatro e Cinema, o Curso de Formação de Actores e, em 2007, obteve a Licenciatura em Teatro e Educação. Das várias formações complementares e estágios que realizou, sobressaem a Formação de Monitores da Fundação Calouste Gulbenkian, com frequência do curso de Pedagogia Criativa e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, sob a orientação de Natália Pais; O corpo e a dança, com a bailarina Lídia Martinez (em Paris); Estágio para jovens actores, dirigido por Fadhel Jaibi (Família Productions, Tunísia); e Teatro de Rua, com Haf Morgan e Trevor Smith (The Natural Theatre Company, Inglaterra). Como actor colaborou sobretudo com o Teatro da Cornucópia.

Ficha Técnica
Concepção e direcção de projecto João LIZARDO
Apoio para a realização gráfica de material Pedro LIZARDO
Música Jean BAPTISTE LULLY
Marioneta do Rei Louis a partir de Hyacinthe Rigaud (1659?1743), Portrait of Louis XIV; Henri Testelin (c. 1616?1695), Tableau remis en 1649 par l’artiste, membre fondateur de l’Académie; Charles Le Brun (atrib.), Huile sur toile.

6 a 13 DEZEMBRO, 2010 | SALA ENSAIOS |  M/5

mostrar mais
Back to top button