JOÃO PEDRO GONÇALVES e DUARTE SOARES
Co-apresentação: Share Foundation
Numa iniciativa conjunta com a Share Foundation, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta um ciclo de música de câmara que cruza alguns dos mais renomados intérpretes deste género musical com jovens talentos em ascensão. Contando com comentários iniciais de Luís Madureira, pela Sala Experimental do TMJB passarão obras clássicas e contemporâneas, portuguesas e estrangeiras, para instrumentos de cordas – e canto.
João Pedro Gonçalves (n. 2000) iniciou-se no violoncelo aos 12 anos no projeto Orquestra Geração com a professora Ana Cláudia Serrão. Mais tarde, continuou os seus estudos com Marco Pereira e Paulo Gaio Lima, também em Lisboa. Nos últimos anos, teve a oportunidade de trabalhar com diversos professores e maestros, nomeadamente: Kyril Zlotnikov, Marc Coppey, Maria de Macedo, Adrian Brendel, Gary Hoffman, Alain Gervreau (violoncelo barroco), Lorenzo Viotti, Pedro Neves, Nuno Coelho, Giancarlo Guerrero, Jean-Marc Burfin, Gustavo Dudamel, entre outros. Conquistou primeiros prémios em diversos concursos nacionais, mais recentemente no Prémio Jovens Músicos (2021), onde também lhe foi atribuído o Prémio Maestro Silva Pereira – Jovem Músico do Ano. Teve oportunidade de tocar como solista com diversas orquestras, como: Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Profissional Metropolitana, Orquestra Geração, Camerata Atlântica e Orquestra Gulbenkian. Atualmente, estuda com o professor Jeroen Reuling no Conservatório Real de Bruxelas. Em Setembro de 2022, iniciará os seus estudos na Queen Elisabeth Music Chapel, na classe de Gary Hoffman e Jeroen Reuling.
Duarte Soares (n. 2001) formou-se em Piano no Conservatório de Música do Porto, com Dina Resende. Actualmente estuda no Conservatório Real de Bruxelas, com Daniel Blumenthal. Frequentou masterclasses, entre outros, com Jean Fassina, Jose Ramon Mendez, Markus Groh, Jean Saulnier, Pedro Burmester e Òscar Colomina i Bosch. Obteve primeiros prémios nos concursos da Póvoa de Varzim, Paços de Brandão, Adelina Caravana, Cidade de Gaia e Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto. Gravou para a última edição do Porto Pianofest e foi solista com a Orquestra do Norte e com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, tendo interpretado o Concerto n.° 5 de Beethoven.
Luís Madureira concluiu o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional.
Estudou em Londres com o Professor Peter Harrison como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura.
É licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Tem o Título de Especialista em Música do Instituto Politécnico de Lisboa.
Divide a sua actividade entre o ensino, o canto, o teatro e o cinema. É Professor jubilado da ESML, e é frequentemente convidado a dirigir seminários de voz e elocução.
O seu repertório abrange música antiga, lied, mélodie e obras de compositores dos séculos XX e XXI. Apresentou-se como solista e em recital, em Portugal, França, Córsega, Suíça, Alemanha, Inglaterra, EUA, Brasil e Moçambique, com os pianistas Olga Prats, Jorge Moyano, Nuno Vieira de Almeida, João Paulo Santos e João Vasco de Almeida, entre outros.
Em concerto e ópera, foi dirigido por Alberto Nunes, Alberto Roque, Jorge Matta, João Valeriano, João Paulo Soares, Fernando Eldoro, Michel Corboz, Michel Tabachnik, Bruno Pizzamiglio, João Paulo Santos, Stefan Asbury, Peter Bergamin e Pedro Moreira.
No teatro, participou como actor/cantor em espectáculos com encenações de Nuno Carinhas, Carlos Quevedo, Filipe La Féria, Ana Támen, Ricardo Pais, Luís Miguel Cintra, Giorgio Barberio Corsetti, Cornelia Geiser e Fernanda Lapa e, sob a direcção de Bento Pinto da França, em produções para a televisão.
No cinema, foi dirigido por Monique Rutler, Joel Farga, Manoel de Oliveira e Ruy Guerra.
Foi consultor artístico do Estúdio de Ópera da Casa da Música (Porto – 2001/02) e programador da área da música de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.
28 ABRIL, 2022 | SALA EXPERIMENTAL
qui às 21h00
Duração aprox.: 90min. | M/6
FRÉDÉRIC CHOPIN:
. Sonata para Violoncelo e Piano Op. 65, em Sol Menor
I. Allegro Moderato
II. Scherzo
III. Largo
IV. Finale, Allegro
SERGEI PROKOFIEV:
. Sonata para Violoncelo e Piano Op. 119, em Dó Maior
I. Andante Grave – Moderato Animato
II. Moderato
III. Allegro Ma Non Troppo
João Pedro Gonçalves, violoncelo
Duarte Soares, piano
Luís Madureira, comentários