JARDIM CLÁSSICO
Concepção de Leonel Patrício e Teresa Milheiro
Comentários de Alexandre Delgado
Partindo da ideia de Natureza enquanto fonte de inspiração para a criação musical, Leonel Patrício e Teresa Milheiro conceberam para este concerto um programa com um arco temporal de quase dois séculos, desde o barroco até à música impressionista. É-nos proposta uma viagem que vai do bucolismo e da contemplação próprios do período clássico, até ao desassombro da linguagem romântica. Ouviremos composições de Antonio Vivaldi, Frédéric Chopin, Franz Liszt, Joseph Haydn, Henri Duparc, Clara Schumann, Felix Mendelssohn, Johannes Brahms e Claude Debussy.
Leonel Patrício é um saxofonista e director musical que se tem destacado enquanto instrumentista, mas também como pedagogo. Desde muito cedo manifestou um profundo interesse pelo trabalho nas classes de conjunto, um tema abordado na sua tese de mestrado. Com uma carreira musical de 20 anos, tem actuado enquanto saxofonista a solo e integrado em vários agrupamentos. Tem igualmente regido orquestras, coros e pequenos agrupamentos musicais.
Teresa Milheiro iniciou os estudos musicais aos cinco anos. Concluiu o Curso Complementar de Canto no Conservatório de Música do Porto, e a Licenciatura em Canto Teatral no Conservatório Superior de Música de Gaia. Tem vindo a interpretar um reportório variado, tanto a solo como em ensemble, nos géneros de oratória, ópera e canção. Com especial gosto pela música sacra, tem interpretado obras de Mozart, Bach, bem como temas de Haendel, Haydn e Rossini.
23 NOVEMBRO, 2024 | SALA EXPERIMENTAL
sáb às 21h00
Duração: 50min. | M/6
Ciclo de Música de Câmara
Apoio: Share Foundation
1 – Spring – Vivaldi (sax e piano)
2 – Frühling – Chopin/Liszt (piano)
3 – Nun beut die Flur – J. Haydn (soprano, sax e piano)
4 – Phidylé – Duparc (soprano e piano)
5 – Nocturne op. 6 No. 2 – Clara Schumann (piano)
6 – Die Lotosblume – Schumann (soprano e piano)
7 – Spring Song – Mendelssohn (sax e piano)
8 – Wie melodien zieht es – Brahms (soprano, sax e piano)
9 – Clair de Lune – Debussy (piano)
10 – Vären – Grieg (sax e piano)
11 – Ganymed – Schubert (soprano e piano)
12 – Ständchen – Schubert (soprano, sax e piano)
13 – Flower Duet – Léo Delibes (soprano, sax e piano)
interpretação Leonel Patrício (saxofone), Teresa Milheiro (voz), Cláudio Vaz (piano)