INFINITA

De Björn Leese, Benjamin Reber, Hajo Schüler e Michael Vogel | Direcção de Hajo Schüler, Michael Vogel

FAMILIE FLÖZ

Estreada em 2006, trata-se de uma criação sobre a metamorfose da biologia humana, que põe em cena, iluminando-os com recortes de luz especiais, os milagres dos extremos da vida: o momento da chegada ao Mundo, aqueles primeiros passos admiráveis, e o momento em que o envelhecimento triunfa. Ou seja, sobre a ascensão e a queda do pequeno homem singular, por maior que se pense ou que os outros o considerem. Quatro figuras espantosas – que nos representam, a todos e a cada um – revisitam o breve caminho transitório da vida humana, num jogo de sombras e de sons (por vezes musicais) de grande beleza.

Numa vigorosa sucessão de cenas que evocam o destino inevitável do ser humano, o espectáculo é um mosaico poético e tangível sobre a vida, composto com simplicidade e virtuosismo. Um teatro feito com o material que existe antes da linguagem: o corpo e tudo o que diz e faz, a que se acrescentam máscaras que dão um rosto grotesco às personagens.

A companhia Familie Flöz, hoje sediada em Berlim, iniciou o seu percurso em meados dos anos de 1990 em Essen, na Alemanha, em contexto universitário de estudos artísticos. Trabalhando em processo de criação colectiva, construindo narrativas de cena a partir de contribuições criativas de todos, nesta família (de artistas provenientes de 10 países) os actores são criadores das suas próprias personagens, e a encenação vai sofrendo alterações no curso da carreira dos espectáculos.


Vivi a vida inteira com medo de morrer, e agora só me faltava mais esta!
Karl Valentin (1882-1948)


25 JANEIRO, 2019 | SALA PRINCIPAL

sex às 21h00

Duração aprox.: 1h20 | M/6

Intérpretes Björn Leese, Benjamin Reber, Hajo Schüler e Michael Vogel
Máscaras Hajo Schüler
Cenografia Michael Ottopal
Figurinos Eliseu R. Weide
Desenho de som Dirk Schröder
Operação de som Florian Mönks
Desenho de luz Reinhard Hubert
Realização vídeo Silke Meyer
Animação vídeo Andreas Dihm
Assistente artístico Stefan Lochau
Produção Pierre Yves Bazin e Gianni Bettucci
Assistente de produção Dorén Gräfendorf
Co-produção Admiralspalast e Theaterhaus Stuttgart


mostrar mais
Back to top button