IBERIAN IMPRESSIONS
Concepção e interpretação de Paulo Oliveira | Comentários de Alexandre Delgado
Eis uma viagem pela música ibérica para piano. Este recital inicia-se e termina com duas obras de construção marcadamente formal, que funcionam como alicerces de todo o programa: a Sonatina de Armando José Fernandes e a de Xavier Montsalvatge. Serão também tocados dois ciclos com obras de carácter nacionalista: a suite España, de Isaac Albéniz, e a primeira série das Cenas portuguesas, de José Vianna da Motta. Haverá ainda espaço para um conjunto de obras de Pedro Blanco, um compositor espanhol que se radicou na cidade do Porto, onde passou praticamente metade da sua curta vida. Fortemente enraizado na vida cultural da cidade e do País, Blanco acaba por ser um exemplo ímpar da fusão entre a cultura portuguesa e a espanhola.
Paulo Oliveira apresentou-se em concerto em vários continentes e gravou para rádios e televisões europeias e americanas. Em Portugal tocou em salas como o CCB, a Casa da Música, a Gulbenkian, o Teatro Rivoli, o Teatro Nacional de São Carlos e o Teatro São Luiz. Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra do Algarve, a Orquestra do Norte, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção, respectivamente, dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin e Daniel Klajner. Mantém uma carreira bastante activa na área da música de câmara, tendo colaborado com músicos como Teresa Valente Pereira, Adriana Ferreira, Jill Lawson, Iva Barbosa, Marco Pereira, Nuno Silva, Janete Santos, Daniel Cunha, entre outros. O seu disco Iberian Impressions, recentemente lançado pela Odradek Records, recebeu um Global Music Award nos EUA, na categoria Classical Piano.
13 JANEIRO, 2024 | SALA EXPERIMENTAL
sáb às 21h00
Duração: 75min. | M/6
Ciclo de Música de Câmara
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