HAMLET

Texto de William Shakespeare | Encenação de Alexej Schipenko

COMPANHIA DE TEATRO DE BRAGA

Hamlet tenta vingar a morte do rei, seu pai, executado pelo irmão, Cláudio, que o envenenou e depois casou com a rainha, Gertrudes, para assim tomar o trono. É o fantasma do pai que aparece para contar a Hamlet a verdade sobre a sua morte. Depois desse encontro, o príncipe vive um dilema, ético e moral, sobre a necessidade de se vingar. Cheio de dúvidas, pede a um grupo de teatro que apresente no palácio uma peça na qual um rei é morto pelo irmão. A reacção de Cláudio dá a Hamlet a certeza que ele procurava mas desencadeia uma série de acontecimentos trágicos. Para além do enredo, esta também é uma peça sobre a vida e a morte e sobre a natureza humana, eternizando a frase: “Ser ou não ser, eis a questão”.

Nas palavras do encenador Alexej Schipenko, “esta é uma performance sobre a percepção da realidade moderna”. A peça é “sobre a possibilidade de olhar essa realidade a partir de dois pólos”: Hamlet e a sua apaixonada, Ofélia, entendem o mundo como virtual; a mãe e o padrasto de Hamlet entendem o mundo como real. Após a colisão dessas duas formas de percepção, os primeiros acabam por morrer e só os segundos sobrevivem.

O dramaturgo e encenador russo Alexej Schipenko colabora regularmente com a Companhia de Teatro de Braga desde há cerca de 20 anos, quando o grupo apresentou a sua peça Da vida de Komikaze.


17 e 18 DEZEMBRO, 2022 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 21h00
dom às 16h00

Duração aprox.: 120min. | M/12

Cenografia e figurinos Lesja Chernish
Vídeo e som Jorge Lucas
Desenho de luz Alexej Schipenko, Sérgio Lajas
Interpretação André Laires, Carlos Feio, Eduarda Filipa, Rogério Boane, Solange Sá
Apoio musical Grasiela Müller


mostrar mais
Back to top button