FINKA-PÉ

Associação Moinho da Juventude

14 FEVEREIRO, 2009 | SALA PRINCIPAL

Ogrupo de batuque Finka-Pé surgiu em 1988 no Bairro Alto da Cova da Moura, concelho da Amadora, no âmbito das actividades desenvolvidas pela Associação Moinho da Juventude. Inteiramente formado por mulheres cabo-verdianas que habitam no bairro, este grupo dedicou-se à prática do batuque por razões de vária ordem: divulgação da cultura cabo-verdiana, auto-valorização das suas componentes e manutenção das tradições do seu país.

O Grupo de Batuque Finka-Pé é, no contexto português, um magnífico exemplo de recriação desta tradição musical cabo-verdiana. Nele, não só existe um grande envolvimento das mulheres, como entre elas se encontram excelentes cantoras e dançarinas deste género musical. Por essa razão o Finka-Pé foi já convidado para importantes actuações, como as da EXPO 92, em Sevilha, o Festival de Almada e o ACARTE.

O repertório cantado pelo Grupo é sobretudo baseado em cantigas de batuque de Cabo Verde. No entanto, devido à sua função interventiva, estas cantigas são naturalmente adaptadas – num processo improvisado – em função dos locais onde o grupo actua e das pessoas que estão a assistir. Os temas de grande parte das cantigas interpretadas pelo Grupo Finka-Pé relacionam-se com a difícil condição feminina das suas componentes e com os problemas concretos com que elas têm que se defrontar no dia-a-dia da sua vida em Portugal.

Resta dizer que o batuque é uma parte integrante da vida de todas as mulheres do grupo Finka-Pé. Foi este o som que marcou a alegria dos momentos importantes da sua vida pessoal e dos seus entes mais próximos: casamentos, baptizados, festas em honra dos familiares, celebração da independência nacional, e todas as outras cerimónias que marcam as pessoas. Para estas mulheres tais momentos foram embelezados por esta força rítmica e por este canto que sai pela boca vindo do coração.
Jorge Castro Ribeiro

14 FEVEREIRO, 2009 | SALA PRINCIPAL | M12

mostrar mais
Back to top button