FIM DE FESTA
de Samuel BECKETT encenação de Krystian LUPA
14 e 15 JANEIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL
Ogrande encenador polaco Krystian Lupa (n. 1943) – galardoado em 2009 com o Prémio Europeu – estreia-se em Portugal, no Teatro Municipal de Almada, dirigindo Fim de festade Samuel Beckett (1906-1989). Esta é uma das peças mais significativas do dramaturgo irlandês, que a escreveu em francês em 1957, sob o título Fin de partie, traduzindo-a no ano seguinte para inglês, chamando-lhe Endgame. Tragédia lancinante e farsa grotesca fundem-se com inigualável mestria no texto, desenhando-se um mundo que, de tão surpreendentemente distante, nos atinge com intensa reverberação.
Vindo das artes plásticas, o encenador Krystian Lupa procura explorar no seu teatro – segundo João Carneiro – «um universo que dê ao actor a possibilidade de viver dentro da cena. A construção dos seus espectáculos, minuciosa sem ser realista e metafórica sem ser distante, assenta em lógicas de observação e questionamento não evidentes, independentemente do material a ser trabalhado».
O Teatro La Abadía, centro de estudos e criação teatral de Madrid, foi fundado em 1995, numa antiga igreja da cidade, onde tem a sua sede, por José Luis Gómez, que interpreta Hamm neste espectáculo. José Luis Goméz, actor e encenador, é considerado uma das principais figuras do teatro espanhol, e o Teatro La Abadia, que dirige desde a sua fundação sob o lema “O prazer inteligente”, é tido como uma das mais prestigiadas salas de espectáculos de Espanha e da Europa.
Tradução Ana María Moix
Cenografia e iluminação Krystian Lupa
Figurinos Piotr Skiba
Projecções Vídeo Alfonso Nieto
Banda Sonora Pawel Szymanski
Intérpretação José Luis Gómez, Lola Cordón,Ramón Pons, Susi Sánchez
legendado em português
14 e 15 JANEIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL | M/12