Festival de Almada traz Monica Bellucci ao CCB

Atriz vem apresentar monólogo em que interpreta a soprano Maria Callas, da infância à morte.

Rita Bertrand in Sábado, 11 Maio 2021 | notícia online

Arestante programação do 38.º Festival de Almada, que se realiza anualmente em julho, ainda não foi revelada, mas o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, já colocou à venda os bilhetes para um dos seus espetáculos.

Trata-se de Maria Callas – Cartas e Memórias, com Monica Bellucci a sós em cena, a interpretar a diva do canto lírico, de acordo com as suas próprias palavras.

A história desta produção começou no final de 2019, quando o encenador francês Jean-Luc Choplin desafiou Bellucci para o lançamento da autobiografia da soprano, Maria Callas – Lettres & Mémoires.

Nesse contexto, a atriz faria apenas uma série de leituras de excertos dessa obra, naquela que seria a sua estreia teatral.

Pela mão do encenador Tom Volf, foi então conduzida a muito mais que uma leitura. Maria Callas – Cartas e Memórias tornou-se um grande espetáculo na voz e corpo da bela Bellucci do cinema, pela primeira vez no teatro, que este ano chegará a Portugal.

A peça percorre a vida de Callas, da infância modesta em Nova Iorque até aos anos da guerra em Atenas, do seu discreto debute na ópera até aos píncaros de uma carreira planetária marcada por escândalos e provações pessoais, passando pelo amor idealizado pelo marido e a avassaladora paixão por Onassis.

Como diz a sinopse do espetáculo, “levanta-se o véu que tanto cobre Maria – a mulher vulnerável, fendida entre a sua vida nos palcos e a sua vida privada – como Callas, a artista vítima da exigência  consigo própria e da batalha perpétua que travou com a voz, e que, apesar da solidão dos últimos anos vividos em Paris, continuou a trabalhar sem descanso até ao último suspiro, aos 53 anos de idade”.

O espetáculo terá duas sessões, a 10 e 11 de julho, sábado e domingo, e o preço dos bilhetes varia entre €21 e €50.

mostrar mais
Back to top button