recortes

Festival de Almada: Marionetas Humanas no Palco Grande

Na segunda, dia 16 de Julho, o Festival de Almada regressa aos Colóquios na Esplanada, às 18h, desta vez com Emmanuel Demarcy-Mota, o encenador do espectáculo Estado de sítio.

in CANotícias, 15 jul 2018 notícia online

Em Lisboa, também às 18h, o Teatro do Bairro apresenta Colónia penal, e às 19h tem a última oportunidade para ver Marina Hands em Actriz, no Teatro Nacional D. Maria II.

À mesma hora, em Almada, Elmano Sancho estreia A última estação, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite.

O Palco da Esplanada vai apresentar mais um concerto gratuito às 20h30, desta vez com Mário Marques & Gonçalo Pescada, e às 22h, o Palco Grande da Escola D. António da Costa apresenta um espectáculo de marionetas humanas, Dr. Nest, pelos alemães da Familie Flöz, com direcção de Hajo Schüler.

Os Familie Flöz têm levado a todo o Mundo as suas marionetas humanas, e o sucesso do seu teatro mudo tem sido celebrado em várias línguas: “uma comédia esplêndida” (The Guardian); “as gargalhadas chovem de todo o lado” (Le Monde); “um espectáculo que ficará na memória” (El Mundo). Estreado em Março, Dr. Nest fala-nos de um psiquiatra que acaba de ser colocado num hospício muito especial, onde as fronteiras entre a sanidade e o delírio se diluem. Na Villa Blanca — assim se chama o sítio em questão —, tanto os doentes como o corpo médico parecem estar em contacto há demasiado tempo. Com a técnica do teatro físico que os tem consagrado internacionalmente, os cinco intérpretes desdobram-se em várias personagens para nos contarem uma história, a um tempo cómica e trágica, sobre a fragilidade humana.

Os Familie Flöz surgiram em Essen, numa escola de teatro físico. Em 1994 estrearam Über tage e, em 1998, Ristorante immortale, apresentado em Madrid, Berlim e Edimburgo. Ao segundo sucesso internacional, Teatro Delusio, seguiram-se InfinitaHotel ParadisoGarage d’or e HAYD!. O teatro dos Familie Flöz situa-se antes das palavras. Partindo do princípio de que todos os conflitos começam por se manifestar fisicamente, nos seus espectáculos as marionetas humanas não falam — mas os seus corpos sim.

Direcção de Hajo Schüler
INTERPRETAÇÃO: Fabian BaumgartenAnna KistelBjörn Leese, Benjamin Reber e Mats Suethoff
CO-DIRECÇÃO: Michael Vogel
MÁSCARAS: Hajo Schüler
MÚSICA: Fabian Kalbitzer
CENÁRIO: Rotes Pferd (Christian Eckelmann e Felix Nolze)
FIGURINOS: Mascha Schubert
DESENHO DE SOM: Dirk Schröder
DESENHO DE LUZ: Reinhard Hubert
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Gianni Bettucci

mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker