Festival de Almada homenageia João Mota

Evento coloca o encenador, fundador da Comuna, em destaque na 40.ª edição exibindo uma das suas últimas peças

Miguel Azevedo in CM 17 Junho 2023 | notícia online

Vinte espetáculos de teatro, dança e novo circo de alguns dos mais destacados criadores e companhias nacionais e internacionais, distribuídos por nove palcos ao longo de 15 dias, fazem a programação deste ano da 40.ª edição do Festival de Almada, entre 4 e 18 de julho. A programação conta ainda com exposições, formações, colóquios e concertos gratuitos. O festival tem este ano um orçamento de 606 mil euros.

A edição de 2023 presta homenagem a João Mota, fundador da Comuna, com 65 anos de teatro e 35 ligados ao ensino do teatro, exibindo a sua penúltima encenação, ‘Não Andes Nua pela Casa’, de Georges Feydeau. “Acordem, venham connosco, percebam o que estamos a fazer”, disse o homenageado. Destaque ainda para Peter Stein, que apresenta aquela que poderá ser a sua última criação, ‘O Aniversário’, ou para a companhia Schaubühne de Berlim, desta vez com ‘Everywoman’. De referir também a peça ‘Eu Sou a Minha Própria Mulher’, de Doug Wrigth, com encenação de Carlos Avilez. Especial atenção merecem ainda os criadores com raízes fora da Europa, como a encenadora e atriz libanesa Hanane Hajj Ali ou o ator de origem argelina Abdelwaheb Sefsaf.

Recorde-se que os espetáculos são distribuídos por nove espaços diferentes, a saber: Teatro Municipal Joaquim Benite, Escola D. António da Costa, Fórum Romeu Correia, Incrível Almadense, Academia Almadense e Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

mostrar mais
Back to top button