MúsicaTemporada 2019

FERNANDO TORDO

Na edição de 2018 do Festival de Almada, Fernando Tordo deu um concerto no palco mais pequeno da Escola D. António da Costa, que encheu de gente e de nostalgia a esplanada do Festival nessa noite de Julho. Em 2019, desta feita no Palco Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, o cantor volta a Almada para cantar José Carlos Ary dos Santos (1937-1984), o poeta e declamador (e nele, o gesto e a entoação eram parte do poema) que escreveu algumas das mais belas canções do seu tempo e de sempre.

Numa atmosfera igualmente quente e familiar, de amigos que se reencontram para ouvir velhas histórias (sobre a memória da amizade entre artistas que trabalhavam juntos casando tão perfeitamente a música – que nascia primeiro – com a poesia, sobre os segredos da criação das cantigas, sobre curiosidades verdadeiramente curiosas de um tempo de excepção que marcou para sempre a sociedade portuguesa), o concerto promete revisitar e expandir esse registo memorial dos dias pré e pós-revolucionários, e os grandes temas icónicos que celebrizaram Fernando Tordo: Cavalo à solta (1971), Tourada (1973), Fado de Alcoentre (1975), Novo fado alegre (1976) ou ainda Estrela da tarde (1976, uma das mais belas canções jamais escritas em Língua portuguesa), entre muitas outras cantigas que entardeceram muito bem.

Fernando Tordo (n. 1948), feito “cantor de intervenção” na viragem de regime que pôs fim ao Estado Novo, é um dos mais importantes músicos que, nos anos de 1970, desafiando a “Situação”, enfrentou com inédito desassombro o País analfabeto, medíocre e medroso.


11 MAIO, 2019 | SALA PRINCIPAL

sáb às 21h30

Duração aprox.: 1h30 | M/6

COMPRAR BILHETE

tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker