FEMININE

COMPANHIA PAULO RIBEIRO | coreografia de Paulo Ribeiro

25 OUTUBRO, 2008 | SALA PRINCIPAL

Porque sou tão infeliz? Porque sou o que não devo ser. Porque metade de mim não está irmanada com a outra metade. A conquista de uma é a derrota da outra.”
Fernando Pessoa

Cinco mulheres e Fernando Pessoa. Um Pessoa no feminino e de saltos altos. As palavras do poeta desafiam as delas, que se deixam perder pelas suas próprias narrativas. A poética do movimento feminino percorre a peça, misturada com o ardor colocado em cada gesto. Neste universo pessoano elas preocupam-se com o cabelo, usam saltos altos, desdenham do homem e dançam com os corpos que transpiram sensualidade. O movimento é contido, escorreito e desagua num prazer prolongado. E este espaço de sensações é apenas interrompido pela força maior do coreógrafo, de brincar com as suas criações, de as colocar a rir de si próprias.
Feminine explora o imaginário pessoano, desta vez, a partir do olhar de cinco mulheres, quatro intérpretes de dança e uma actriz. Depois de Masculine, que estreou no ano passado, Paulo Ribeiro descobre um Pessoa no feminino, explorando mais uma vez as diferentes qualidades das intérpretes. A bola de futebol deu lugar aos saltos altos e a energia masculina ao belo estético, que emociona, que marca e não passa.

PAULO RIBEIRO
Natural de Lisboa, Paulo Ribeiro, antes de se afirmar como coreógrafo, fez carreira como bailarino em várias companhias na Bélgica e na França. A sua estreia no domínio da criação coreográfica, deu-se, em 1984, em Paris, no âmbito da companhia Stridanse, da qual foi co-fundador, e que o levou à participação em diversos concursos naquela cidade, obtendo, em 1984, o prémio de Humor e, em 1985, o 2º prémio de Dança Contemporânea, ambos no Concurso Volinine.
De regresso a Portugal, em 1988, começa por colaborar com a Companhia de Dança de Lisboa e com o Ballet Gulbenkian, para os quais cria, respectivamente, Taquicardia (Prémio Revelação do jornal Sete, em 1988) e Ad Vitam. Com o solo Modo de utilização, interpretado por si próprio, representa Portugal no Festival Europália 91, em Bruxelas. A sua carreira de coreógrafo expande-se no plano internacional, a partir de 1991, com a criação de obras para companhias de renome: Nederlands Dans Theater II (Encantados de servi-lo e Waiting for Volúpia), Nederlands Dans Theater III (New Age); Grand Théâtre de Genève (Une Histoire de Passion); Centre Chorégraphique de Nevers, Bourgogne (Le Cygne Renversé). Para o Ballet Gulbenkian, criará ainda: Percursos Oscilantes, Inquilinos, Quatro Árias de Ópera (em colaboração com Clara Andermatt, João Fiadeiro e Vera Mantero), Comédia Off -1.
Entretanto, Paulo Ribeiro foi galardoado, em 1994, com o Prémio Acarte/Maria Madalena de Azeredo Perdigão pela obra Dançar Cabo Verde, encomenda de Lisboa 94 – Capital Europeia de Cultura, realizada conjuntamente com Clara Andermatt. E, em 1995, funda a Companhia Paulo Ribeiro, subsidiada pelo Ministério da Cultura, para a qual tem vindo, regularmente, a criar coreografias: Sábado 2, Rumor de Deuses, Azul Esmeralda, Memórias de Pedra – Tempo Caído, Orock, Ao Vivo, Comédia Off -2, Tristes Europeus – Jouissez Sans Entraves, Silicone Não, Memórias de um Sábado com rumores de azul, Malgré Nous, Nous Étions Là e Masculine.

FICHA DO ESPECTÁCULO

Direcção e Coreografia PAULO RIBEIRO

Textos fragmentos de “O Livro do Desassossego”, “Ode Marítima” e de outras obras de FERNANDO PESSOA, com tradução e consultoria de RICHARD ZENITH

Interpretação ELISABETH LAMBECK, ERIKA GUASTAMACCHIA, LEONOR KEIL, MARGARIDA GONÇALVES, SÃO CASTRO

Música original NUNO REBELO excepto “Stir it up” de Bob Marley, remix de Nuno Rebelo e “Torture never stops” de Frank Zappa
Todos os instrumentos NUNO REBELO
Voz feminina CATHRIN LOERKE
Voz masculina RICHARD ZENITH
Textos FERNANDO PESSOA originalmente escritos em inglês, seleccionados por Richard Zenith
Iluminaçãov NUNO MEIRA
Montagem e operação de luz CRISTÓVÃO CUNHA
Figurinos ANA LUENA
Assistência ao guarda-roupa ISABEL PEREIRA
Costureiras MARIA EDUARDA RODRIGUES, CELESTE MARINHO, VIRGÍNIA PEREIRA
Assistente do coreógrafo PETER MICHAEL DIETZ
Imagem e Design Gráfico CATHRIN LOERKE
Fotografia JOSÉ ALFREDO
Registo e edição de vídeo YANN THUAL
Design e Produção Gráfica DPX / NUNO RODRIGUES
Agradecimento COMPANHIA CLARA ANDERMATT, CARLOS ALMEIDA / ANJOS URBANOS

25 OUTUBRO, 2008 | SALA PRINCIPALDuração 1h15

mostrar mais
Back to top button