EU ‘NOT’ PESSOA
coreografia de Rita Galo | COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA
13 JUNHO, 2008 | SALA PRINCIPAL
‘I know not what tomorrow will bring.’, último verso de Fernando Pessoa, é o ponto de partida para uma coreografia onde se exploram quatro personalidades dentro do mesmo ser. Quais os seu hábitos? Quais as suas características físicas? Como uma personalidade influência o estar, o sentir e o actuar?
No dia em que se comemora o 120º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa (1888-1935), Rita Galo desafia-nos a observar a obra do poeta através do seu trabalho coreográfico.
Coreografia: Rita Galo
Interpretação: Alexandrina Nogueira, Débora Queiroz, Nuno Gomes, Maria João Mirco, Ricardo Ambrózio, Ricardo Santos, Tiago Medeiros e Vanessa Claro
Figurinos: Fauze El Kadre
Desenho de Luz: Pedro Machado
Sonoplastia: José Pacheco
Assistente de Ensaios: Maria João Lopes
Direcção Artística: Maria Franco
COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA
Estrutura financiada por: Ministério da Cultura/D.G.Artes e Câmara Municipal de Almada
RITA GALO
Natural de Lisboa, em 1997 obtém o diploma da Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde trabalhou com Carlos Caldas, Guilherme Dias, Cristina Pereira, Cristina Graça, Margarida Bettencourt e Olga Roriz. Em 1997 ingressa na Escola Superior de Dança, donde destaca o trabalho com Armando Jorge, Ruthe Silke, Mark de Graef, Jean Paul Bucchieri, Graça Barroso, Alphonse Poulin, Rui Horta, Diane Grey, Nina Wallon, Vasco Wellenkamp, George Garcia. Neste seu percurso de formação trabalhou com os coreógrafos: Rui Lopes Graça; Mariana Rocha; Victor Linhares; Didier Chazeau, Armando Maciel; Luís Damas; José Luís Vieira; Tíndaro Silvano; Jean Paul Buccheri; Rui Pinto; Nathalie Bard; Aimé de Lignière; Gagik Ismalian; Benvindo Fonseca. De 1993 a 1997 frequenta os Estágios Internacionais de Dança: estágio de Dança de Lisboa; estágio de Verão na Escola de Dança do Conservatório Nacional; estágio no Centre de Dança Rosella Hightower. Na Expo 98 interpreta na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo ‘Danças Portuguesas (Homenagem a Carlos Paredes) de Vasco Wellenkamp. Em 1999 participa no Europe Danse onde interpretou Jardi Tancat de Nacho Duato e Follow Her de Richard Wherlock, com digressão em França e Itália. Em 2001 no Concurso Internacional de Coreografia ‘Le Primtemp de la Danse’ (Geneve), interpreta uma coreografía de Claúdia Martins e Rafael Carriço obtendo o 1º prémio da categoria profissional. Em 2001 coreografa ‘Água Mágica’, criação destinada a publico infantil. Em 2002 coreografa ‘Fugata’ e ‘Imagens’ para a Companhia Tradicional e frequenta o Impulstanz, Vienna International Dance Festival. Em Fevereiro de 2002 ingressa como bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde interpretou coreografias de Manuel Perês Torres, Filipa Francisco, Benvindo Fonseca, Alexandrina Nogueira, Elisa Ferreira, Tiziana Arnaboldi e Guillermo Horta. Em 2004, a convite da Companhia de Dança de Almada, integra o Projecto de Jovens Autores, com a coreografia ‘…Embriagar de Sonho, o Silêncio das Coisas…’. Em 2005, coreografa uma nova versão do mesmo bailado para o 2º Programa da Temporada. Em 2006 coreografa ‘Submersão do Meu Ser’, espectáculo que no mesmo ano ganhou o prémio de melhor estreia em sala na 26ª edição da Fira de Teatre Al Carrer, Tàrrega.
SALA PRINCIPAL
13 JUNHO