ESTUDO PARA UMA CIDADE PERFEITA

OBLIVION | concepção e direcção de Jean Paul Buchieri

19 a 21 FEVEREIRO, 2010 | SALA EXPERIMENTAL

Estreado no Festival de Almada de 2009, o espectáculo Estudo para uma cidade perfeita desenvolve-se livremente a partir das obras O visível e o invisível, de Maurice Merleau-Ponty, e As cidades invisíveis, de Italo Calvino. As escolhas dramatúrgicas recaem sobre a construção de uma única figura feminina que, oscilando entre ficção e realidade, atravessa longitudinalmente os contos narrados, habita os espaços, vive e sonha as cidades. Esta figura permanece numa viagem sem desejo de destino, deslocada de uma lógica narrativa na qual vivemos o presente e onde continuamos a tentar alcançar uma cidade perfeita. Ela aparece e desaparece como imagens ou memórias, privadas ou públicas.

Nasceu em Itália em 1967 e reside em Portugal desde 1993. Encontra-se neste momento a finalizar a sua tese de Doutoramento na FMH. sobre O lugar do corpo do intérprete na escrita cénica contemporânea. Na Fundação Calouste Gulbenkian frequentou o Curso de Encenação de Ópera, onde apresenta Raphael, reviens!, ópera contemporânea de Bernard Cavanna. Faz parte do corpo docente da Escola Superior de Teatro e Cinema. Colaborou com Bob Wilson, Jorge Listopad, Maria João Pires, Vadislav Paz, Ana Luisa Guimarães, Natalia Luisa/Teatro Meridional, Gabriele Muccino e Joaquim Benite. Apresenta regularmente as suas criações em Portugal e no estrangeiro e, paralelamente, desenvolve uma intensa actividade pedagógica sobre o trabalho do intérprete a partir do corpo.

Co-criação e interpretação Sara Vaz
Textos Merleau-Ponty, Italo Calvino
Traduções José Colaço Barreiros, Nuno Leitão
Espaço cénico Arsuna
Audiovisuais Aurélio Vasques
Mecânica de cena Ricardo Magalhães
Sonoplastia Mario Pedro
Apoios O Espaço do Tempo, Instituto Italianode Cultura, Teatro Nacional D. Maria II, Antena 2, Pizzeria Mezzogiorno, JAG
Projecto finaciado pelo MC DGArtes Ministério da Cultura | Direcção Geral das Artes

19 a 21 de FEVEREIRO, 2010 | SALA EXPERIMENTAL | M/12

mostrar mais
Back to top button