Entre a fábula e a política

Benno Besson, um dos maiores encenadores do teatro ocidental, leva dois dos seus trabalhos ao Centro Cultural de Belém

Alexandra Correia in Visãoonline, 10 jul 2003

A presença de Benno Besson é o momento mais aguardado do Festival de Almada ou não fosse este senhor suíço considerado um dos grandes mestres do teatro do século XX. Nos anos 50, Besson foi colaborador de Bertolt Brecht e encenou o Berliner Ensemble. Essa relação fez de Besson um intérprete privilegiado da obra de Brecht. E é justamente um texto deste dramaturgo que o encenador traz esta semana ao Centro Cultural de Belém, intitulada O Círculo de Giz Caucasiano. Antes, porém, sobe à cena a fábula O Amor das Três Laranjas, escrita por Carlo Gozzi, autor italiano do século XVIII, rival de Carlo Goldoni. Esta peça conta a história do príncipe Tartaglia, hipocondríaco, condenado por uma fada a apaixonar-se por três laranjas.

O príncipe, acompanhado pelo bobo, vive então muitas aventuras para encontrar as ditas laranjas e quando finalmente as conquista, elas transformam-se em três raparigas. Tartaglia apaixona-se por uma delas, Ninetta, mas a fada não lhe deixa o caminho livre. Esta peça, tal como o Círculo de Giz Caucasiano, é interpretada pela companhia Teatro Stabile del Veneto Carlo Goldoni. O texto de Bertolt Brecht tem o seu cunho, o de um teatro marcadamente político, cujo tema são as desigualdades sociais. Conta-se aqui a história de um criada, que educou como seu o filho da mulher do governador e se recusa a devolvê-lo à mãe natural.

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