E como ganhar um Óscar

O homenageado acha que a sua arte está de boa saúde. A receita de Raul Solnado é mais subsídios e mais bem distribuídos

Gisela Pissarra in A Capital, 12 jul 2003

O actor Raul Somado é a figura homenageada esta noite na presente edição do Festival de Almada, seguindo a tradição do evento que todos os anos homenageia uma figura ou instituição. No ano em que celebra um importante aniversário da sua carreira, o actor diz sempre à sua audiência para “fazer o favor de ser feliz”, falou a A CAPITAL sobre a homenagem que amanhã terá lugar no Teatro Municipal de Almada afirmando sentir-se muito honrado com a escolha – “pela importância deste festival mesmo ao nível da Europa esta homenagem é, para mim, como ganhar um Óscar”.

O Festival tem ainda patente uma exposição documental sobre o actor. Presentes nesta homenagem vão estar João Lourenço Fernanda Lapa e Leonor Xavier, escolhidos por Solnado para falarem sobre si. A Leonor Xavier é a minha biógrafa e, para além de gostar muito também das outras pessoas, acho que elas representam o teatro da melhor maneira. Portanto a sua opinião em relação a um actor é valiosa”, confessa.

Raul Solnado vai acompanhando o Festival de Almada na medida do que lhe é possível e afirma que a evolução do certame é significativa. “Segundo a reacção do público, o entusiasmo, a opinião das pessoas da classe e através das companhias que chegam cá por este meio é notório que o festival cresceu muito. Cresceu em qualidade e, portanto, o público deve acorrer porque terá oportunidade de ver uma mostra de parte do que se faz no mundo”.

Solnado recorda espectáculo, como o do Piccollo Teatro di Milano, com Arlequim Servidor de dois Amos que aliás já tinha visto há muito e mesmo fora do País

O actor aproveita a oportunidade para falar Sobre a política para o teatro e o estado deste em 2003. O caso dos subsídios é um dos que o preocupa, pois parecem-lhe “poucos e mal distribuídos, o teatro está bem. Têm-se. Feito coisas muito boas, aparecido gente jovem, com grande talento. Há também grupos fraquinhos, mas isso sempre foi assim”. A ideia do homenageado que esta noite receberá o símbolo do festival é portanto “aumentar os subsídios, distribui-los melhor e deixar as coisas como estão.

Raul Solnado continuará em Setembro com Conversas à solta no Casino Estoril está já a ler dois textos a propósito de dois convites para novos projectos, Tudo ainda no segredo dos deuses.

mostrar mais
Back to top button