DONA RAPOSA E OUTROS ANIMAIS
a partir das Fábulas de La Fontaine | encenação de Teresa Gafeira
21 NOVEMBRO a 20 DEZEMBRO, 2009 | SALA DE ENSAIOS
Dona raposa e outros animais, baseado nas fábulas de La Fontaine, lança um olhar pedagógico e profundamente irónico, típico do célebre autor francês, sobre o mundo dos animais, retratando algumas personagens do nosso dia-a-dia através de alegorias subtis. A cigarra, a formiga, a lebre, a tartaruga, o corvo e – como não podia deixar de ser – a raposa são alguns dos protagonistas destes contos, com os quais nos divertimos a encontrar semelhanças connosco próprios.
O Corvo e a Raposa (excerto):
Empoleirado numa árvore, o senhor Corvo, tinha preso no bico um belo queijo. A Raposa, atraída pelo cheiro, encanta-o com estas palavras:
– Bom dia, excelentíssimo senhor Corvo. Oh, como é bonito! Que beleza impressionante! Com toda a sinceridade, se a sua voz for igual à sua tão esplêndida plumagem, vós sois o mais belo entre os mais belos habitantes deste bosque.
Ao ouvir estas palavras o Corvo não cabe em si de contente, e para provar que também tem bela voz, abre o seu grande bico e deixa cair a sua tão gostosa presa. A Raposa apanha-a com destreza e diz:
– Meu senhor, aprenda que todo o lisonjeador vive às custas de quem o ouve. Esta lição, creio eu, vale bem este bom queijo.
O Corvo, confuso e envergonhado, jura, mas tarde demais, nunca mais ser enganado.
ntérpretes João Farraia, Pedro Walter, Sofia Correia
Cenografia Ana Paula Rocha
Máscaras e adereços Carlos Cristo
Figurinos Sónia Benite
21 NOVEMBRO a 20 DEZEMBRO, 2009 | SALA DE ENSAIOS