DO DESASSOSSEGO

de BERNARDO SOARES / FERNANDO PESSOA | encenação de JOÃO MOTA

27 NOVEMBRO, 2009 | SALA PRINCIPAL

Inteiramente baseado no Livro do desassossego, de Bernardo Soares / Fernando Pessoa, este é um monólogo interpretado por duas personagens: um actor (Carlos Paulo) e um músico (Hugo Franco). O actor representará seis personagens que compõem o imenso caleidoscópio de vivências do texto pessoano: o Escriturário, a Criança, o Mendigo, o Palestrante, o Homem/Mulher e o Revoltado.

Eu sabia, desde o primeiro momento, que aquelas palavras viriam a ser minhas, e que tudo iria passar por partilhá-las com o público. Porque desde os dramaturgos gregos, até Shakespeare, onde todo o Teatro se contém, nada me havia deslumbrado tanto como o Livro do desassossego do meu amigo Pessoa. O escriturário da Rua dos Douradores é parte íntima de cada um de nós, portugueses, e resume em si, de forma sublime, a cultura, a língua, a geografia – os limites deste povo que somos, e não outro, desta forma tão simples e complicada de ser-se português em pleno século XX.
Carlos Paulo

«João Mota, autor da versão cénica e da encenação, encontrou na forma one man show uma estratégia subtil para responder a três dificuldades óbvias: o desamparo dramatúrgico dum texto concebido como narrativa e que se quis dar a ouvir tal como foi escrito; a total independência dos excertos escolhidos, que só uma mesma inquietação existencial liga; o confronto, nesta colecção dispersa de esboços, dum excesso de exposição do poeta com uma radical e vertiginosa ocultação heteronímica. / […] a inteligência duma iluminação circense que isola o actor, a genial variação expressiva com que este confere verosimilhança às diferentes personagens, a mudança de figurinos em cena que enfatiza o jogo teatral, o contraponto entre o discurso ouvido e a intervenção musical que lhe revela o intenso lirismo são características dum trabalho onde, através dum dos mais brilhantes e comoventes desempenhos de Carlos Paulo, se procede a uma belíssima e didáctica revisão daquilo que, ainda hoje, faz de Pessoa o poeta do nosso desassossego.»
Miguel-Pedro Quadrio, Diário de notícias

Intérpretes Carlos Paulo, Hugo Franco (músico)
Adaptação Carlos Paulo

27 NOVEMBRO, 2009 | SALA PRINCIPAL | M/12

mostrar mais
Back to top button