DEPOIS DA REVOLUÇÃO

de Luísa Costa Gomes e Luís Bragança Gil | encenação de António Pires

26 e 27 ABRIL, 2014 | SALA PRINCIPAL

Há uma revolução a acontecer à porta do teatro. À sala, que imita uma festa numa discoteca, chegam imagens de massas em marcha, de cargas policiais, de gente trucidada, de heróis caídos: assim descrevem os autores Depois da revolução. Dentro da sala, canta-se a euforia, a esperança de mudança, a sede de justiça canta-se até desaparecerem as imagens. Em seguida, diz-se o FMI, de José Mário Branco e fala-se do País que é, novamente, como antes do 25 de Abril, um País “encravado”. O espectáculo é uma homenagem lúcida ao 25 de Abril, e uma reflexão sobre os tempos em que vivemos: “Cremos que a melhor homenagem não é celebrar mais uma vez o que já foi celebrado, mas sim falar acidamente do nosso presente catastrófico. Tentar pensar o que nos trouxe aqui. Tentar pensar porque daqui não conseguimos sair. E reunir energia para abrir a porta à transformação que será protagonizada pelas novas gerações”.

Luísa Costa Gomes (n. 1954), contista, romancista e dramaturga, publicou 11 peças de teatro – entre as quais Nunca nada de ninguém, Clamor, Duas comédias e O céu de Sacadura – encenadas no ACARTE, TNDM II, TNSJ, Teatro Rivoli, Teatro Camões, Teatro Villaret, entre outros.

Luís Bragança Gil (n. 1961), é compositor e director coral. Do seu trabalho para teatro destaca-se Deus. Pátria. Revolução (2009), com base em música do Estado Novo e de canções da Revolução de Abril. Trabalhou ainda com Antonino Solmer, Manuel Cintra, Águeda Sena e Nuno Carinhas.

Criação Artística e Musical Luís Bragança Gil
Textos e Dramaturgia Luísa Costa Gomes
Encenação António Pires
Actores Catarina Wallenstein, Graciano Dias, Pedro Inês e Solange Santos
Coro Sofia Ramos, Carina Leitão, Sónia Lisboa. André Pardal, Pedro Sousa, Inês Melo, Sónia Nunes, Filipe Dias, Joana Chandellier, Luís Moreira, Marisa Pinto, Rafaela Neves
Orquestra: Piano Daniel Bernardes, Contrabaixo Francisco Brito, Guitarra Gonçalo Neto, e Bateria Joel Silva
Maestro do Coro Paulo Brandão
Corpo Paula Careto
Assistente de Encenação Filipe Jorge Dias
Desenho de Luz Vasco Letria
Produção Musical Tiago Inuit
Figurinos Vera Midões
Construção de Cenário Gonçalo Pires
Administração Financeira Ana Bordalo
Coordenação de Produção Joana Cardoso
Direcção de Produção Cristina Correia
Produtor Alexandre Oliveira

SALA PRINCIPAL | 26 e 27 ABRIL
TEATRO/MÚSICA | Duração: 1h30 (aprox.) | M/12

Teatro Do Bairro (Lisboa)

mostrar mais
Back to top button