“Conversas com o Público” voltam ao teatro de Almada a propósito de “Music-Hall”

É já no próximo sábado, dia 15 de abril, que regressam ao Teatro Municipal Joaquim Benite as “Conversas com o Público”, desta vez a propósito da peça “Music-Hall”.

 Mariana Vaz de Almeida in Almadense 14 Abril 2023 | notícia online

Uma artista em fim de carreira, que reflete sobre o seu passado e sobre o amor pelo teatro: é esta a premissa de “Music-Hall”, peça que vai estar em cena de 14 de abril a 14 de maio, na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. É também o mote para um novo ciclo das “Conversas com o Público”. Serão cinco debates de entrada livre que se realizam todos os sábados – de 15 de abril a 13 de maio – às 18h, no foyer do teatro.

Este novo ciclo de Conversas com o Público será co-organizado com o Museu Nacional do Teatro e da Dança, que inaugura, no dia da estreia de “Music-Hall”, uma exposição na Galeria do TMJB, com o título “Corpos modernos do palco”. Como convidados, Almada receberá artistas que conheceram de perto os anos dourados do showbiz nacional, bem como alguns dos investigadores que se têm dedicado a este objecto de estudo. 

No TMJB recriar-se-á, portanto, o mundo dos empresários do espectáculo, das digressões pela província, do star system dos magazines ilustrados – e, claro, da revista à portuguesa. Entre os convidados, encontramos nomes tão incontornáveis como Filipe La Féria, reconhecido encenador desta forma artística, presente a 13 de maio, ou Rui Mendes, consagrado ator e encenador, a 22 de abril.

Os temas, sempre relacionados com o mundo do espetáculo, vão desde a digressão de artistas – debate do dia 22 em que, ao lado de Rui Mendes, encontraremos o investigador e ator Filipe Figueiredo, com moderação de Ana Sofia Patrão, historiadora e bibliotecária do Museu Nacional do Teatro e da Dança – até ao negócio do teatro de revista, a dia 6 de maio, com o jornalista José Alves Mendes e o investigador Gonçalo Antunes de Oliveira, moderando a professora Eugénia Vasques.

Através destas conversas, a Companhia de Teatro de Almada pretende aproximar o teatro do público – e o público do teatro –, criando um ambiente informal de conversa entre grandes especialistas e espetadores. Após cada debate, haverá espaço para comentários e questões do público. Poderá consultar o programa completo aqui.

mostrar mais
Back to top button