Conversas com (muito) Público

As Conversas com o Público, sobre o espectáculo «Um gajo nunca mais é a mesma coisa», têm sido vivas e participadas, e com uma grande afluência de público.

No último sábado, Sara Roque falou-nos do seu trabalho de investigação e da dificuldade que teve em obter informações e depoimentos dos ex-combatentes da Guerra Colonial: “Era um silêncio ensurdecedor”, disse. “As mulheres tinham muita vontade de falar, os homens não”. Conseguiu ainda assim que 22 ex-combatentes aceitassem quebrar o silêncio. Algumas entrevistas chegaram a demorar cinco horas. Este trabalho resultou numa tese de mestrado e posteriormente num livro.

No sábado, dia 16, às 18h, Maria José Lobo Antunes recebe a investigadora Joana Pontes, para a terceira Conversa com o Público. O tema da conversa vai ser: Amor, guarda sempre as minhas cartas.

Excepcionalmente esta terceira conversa vai ser realizada na Sala Experimental do TMJB.

Joana Pontes é licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, fez estudos em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, na RTP e na BBC. Em 2003, concluiu o Programa Avançado em Jornalismo Político na Universidade Católica de Lisboa. Em 2018, doutorou-se em História na especialidade de Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo, pelo ISCTE-IUL, tendo sido bolseira da Fundação da Ciência e Tecnologia. A dissertação, Sinais de Vida, Cartas da Guerra 1961-1974, foi publicada em 2019 pela editora Tinta da China tendo obtido o prémio Fundação Calouste Gulbenkian para a História Moderna e Contemporânea, da Academia Portuguesa da História.

Dedica-se à escrita e realização de documentários.

Em 2007 recebeu o Grande Prémio da Lusofonia pelo documentário O Escritor Prodigioso, filme sobre a vida de Jorge de Sena, de que é autora e realizadora. Em 2011, recebeu o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores pela realização e co-autoria de argumento do filme As Horas do Douro. Em 2018, recebeu o prémio Fernando de Sousa pela realização e co-autoria da série Europa 30. Tem editados em DVD, Portugal, Um Retrato Social, As Horas do Douro e a série O Valor da Liberdade – diálogos sobre as possibilidades do humano.

in CTA 10 Out 2021

mostrar mais
Back to top button