CONCERTO DE NATAL

obras de Wolfgang Amadeus Mozart | direcção musical de José Eduardo Gomes

21 DEZEMBRO, 2018 | SALA PRINCIPAL

ONatal vai bem com melodias, e o programa que a Orquestra Metropolitana de Lisboa nos propõe este ano consiste numa viagem pela música sacra do jovem Mozart, com direcção do maestro José Eduardo Gomes, e interpretação da soprano Sara Braga Simões. A composição sacra mais conhecida de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é, sem dúvida, o Requiem. Porém, em período natalício, será dada prioridade a outras obras do génio austríaco igualmente inspiradas no culto religioso. A maioria destas composições data do início da sua carreira. É o caso do moteto Exsultate, jubilate, composto em Milão para um dos castrati mais virtuosos da época: Venanzio Rauzzini (1746-1810).

Segue-se-lhe outro moteto para soprano (Kommet her, ihr frechen Sünder / Vem, pecador impudico), e ainda uma das sonatas instrumentais que na época eram tocadas durante a missa, bem como a ária de concerto para soprano Laudate Dominum das Vesperae solennes de Dominica, uma das últimas composições sacras escritas ao serviço do arcebispado de Salzburgo. Após este período, já em 1781, Mozart radicou-se em Viena, casou com Constanze e teve o seu primeiro filho. De visita a casa, para mostrar a família ao seu avô Leopold, permaneceu alguns dias em Linz, a meio caminho entre Viena e Salzburgo. Foi o tempo suficiente para compor a Sinfonia N.º 36, conhecida também pelo nome daquela cidade.

José Eduardo é maestro titular da Orquestra Clássica do Centro e da Orquestra Clássica da FEUP. É Professor na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto), sendo o maestro responsável pela Orquestra desta instituição. Recentemente, foi laureado com o 2.º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, na categoria de Direção de Orquestra, tendo obtido igualmente o Prémio da Orquestra, e foi Semi Finalista no 1.º Concorso Citta di Brescia Giancarlo Facchinetti (Itália).

Iniciou os estudos musicais com a aprendizagem do clarinete na sua cidade natal, V. N. Famalicão. Prosseguiu depois na ARTAVE e na ESMAE, onde se formou na classe do professor António Saiote, e mais tarde na Haute École de Musique de Genève (Suíça), nas classes de Direção de Orquestra de Laurent Gay e Direção Coral de Celso Antunes. Realizou masterclasses de Direção de Orquestra com Jorma Panula, António Saiote, Cesário Costa, Jan Cober, Gianluigi Gelmetti, Jésus López Cobos, Alexander Polishuk, Ernst Schelle, Luiz Gustavo Petri, Douglas Bostock, José Rafael Vilaplana e Peter Rundel.

É membro fundador do Quarteto Vintage, com o qual se apresenta regularmente em Portugal, Itália, Bélgica, Suíça, Japão e Canadá. É, igualmente, membro fundador do Serenade Ensemble. Foi distinguido em competições nacionais e internacionais, tais como o Prémio Jovens Músicos da RTP Antena 2 (Portugal), o Concurso Marcos Romão e o Concurso Internacional Villa de Montroy (Valência / Espanha).

José Eduardo Gomes tem sido convidado para trabalhar com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Militar do Porto, o Remix Ensemble Casa da Música, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra Sinfónica da ESART, a Orquestra Clássica do Sul e a Orquestra Sinfónica Kaposvár, entre outras. Foi maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça, e maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera, no Porto. Nos últimos anos, teve a oportunidade de ser Maestro Assistente de Martin André na Momentum Orchestra Momentum Perpetuum, na Casa da Música, e de Peter Eötvös, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dois momentos muito importantes do seu desenvolvimento como maestro. Tem tido também o prazer de dirigir solistas como Bruno Giuranna, Atar Arad, Helen Callus, Roger Meyers, Armando Mota, Iva Barbosa, João Mendes, Otto Pereira, João Sousa, Francisco Luis Vieira, Ana Luísa Pereira, Carolino Carreira, Francisco Pérez, Mário Laginha, André Dias, Joana Seara, Rui Gama, Ana Maria Pinto, Agostinho Sequeira, Tamila Kharambura, Job Tomé, Luisa Tender, Henk van Twillert, Vitorino, Aldo Salvetti, Armando Mota, Ricardo Gaspar, Pedro Lopes, Adriano Jordão, José Corvelo, Tomás Matos, Artur Pizarro, Marina Pacheco, Sofia Escobar, Sérgio Pacheco, Diemut Poppen, Maria Elisabeth Lott, Sebastian Klinger e Natalia Pegarkova.

Outra parte importante de seu trabalho é dedicada a orquestras de jovens, como a Orquestra Geração em Portugal, e a escolas de música, tais como a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, a ARTAVE, a Academia de Música de Costa Cabral, a Escola Profissional da Jobra, a EPABI, a Academia de Vale do Sousa e a Academia de Castelo de Paiva.

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sexta às 21h
SALA PRINCIPAL | M/6 | Duração: 1h20 (c/ intervalo)

CONCERTO DE NATAL - Sara Braga Simões
Sara Braga Simões

Solista Sara Braga Simões


mostrar mais
Back to top button