CONCERTO DE ANO NOVO

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Schubert parece ter querido responder ao furor rossiniano que assaltava Viena e toda a Europa escrevendo duas Aberturas «em estilo italiano». Ambas foram estreadas em 1818, num concerto que assinalou a primeira audição pública de obras do compositor.

Ottorino Respighi, que parece ter escapado ao fascínio da ópera, não deixou de ser um cultor menos apaixonado pela voz, tendo-nos deixado três belíssimas obras sobre poemas de Shelley para meio-soprano para voz feminina. Uma delas é Il tramonto (O pôr-do-sol), de 1914.

Se Respighi não se rendeu à ópera, Mascagni fez dela base da sua vida e, neste concerto, ouviremos uma das mais envolventes páginas sinfónicas presentes no seu único título de perene sucesso, a Cavalleria rusticana de 1890, considerada a primeira ópera verista italiana.

De regresso a Viena, esperam-nos obras de Alexander von Zemlinsky e de Joseph Haydn. Zemlinsky escreveu inúmeros ciclos de canções e várias óperas e uma delas, Eine florentinische Tragödie, foi recentemente representada em São Carlos. Waldgespräch data de 1895. Do estertor do Romantismo recuaremos mais de um século e teremos o classicismo no seu esplendor com a Sinfonia n.º 22 de Haydn.

Reencontraremos a ópera italiana com outro «compositor de uma só obra», desta feita, Ruggero Leoncavallo. Deste, ouviremos um trecho de uma esquecida La bohème que foi trucidada pela fama da ópera homónima do contemporâneo Puccini. A célebre Mattinata é que não foi suplantada por nenhuma outra e tem servido de veículo às mais esplendorosas vozes do século XX, continuando a fazê-lo no novo milénio!


03 JANEIRO, 2021 | SALA PRINCIPAL

dom às 11h00

Duração: 1h | M/6

Programa
Franz Schubert, Abertura em Dó Maior D. 591
Ottorino Respighi, Il Tramonto para soprano e orquestra de cordas
Pietro Mascagni, Cavalleria Rusticana: Intermezzo
Alexander Zemlinsky, Waldgespräch para soprano, duas trompas, harpa e cordas
Joseph Haydn, Sinfonia n.º 22 em Mi bemol Maior, o Filósofo
Ruggero Leoncavallo, La bohème  Da quel suon soavemente
Ruggero Leoncavallo / R. Negri, Mattinata

Direção musical Antonio Pirolli
Soprano Elisabete Matos
Orquestra Sinfónica Portuguesa


mostrar mais
Back to top button