CONCERTO CORAL-SINFÓNICO
Direcção musical de Antonio Pirolli
CORO DO TNSC e ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
OPART – TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
AOrquestra e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos interpretam um programa de música cinematográfica composta nos anos 30 do século XX.
O filme Alexander Nevsky (1938), de Sergei Eisenstein (1989-1948), centra-se no celebrado herói russo do século XIII e inclui a inesquecível composição musical de Sergei Prokofiev (1891-1953). O enorme êxito obtido na estreia (no Teatro Bolshoi) compeliu o compositor a condensar os muitos números da partitura cinematográfica numa cantata em sete andamentos. A nova obra manteve o seu poder evocativo, quase pictórico, e a estreia ocorreu também em Moscovo, em 1939, no Conservatório.
A suíte em 4 andamentos Belkis, rainha do Sabá, de Ottorino Respighi (1879-1936), foi extraída de um bailado com o mesmo título estreado em 1932 no Teatro alla Scala de Milão. A música tentou secundar prodigiosos efeitos cénicos. Os andamentos são bastante variados no que toca a ambientes musicais. Esta é considerada a mais espectacular das obras sinfónicas do compositor italiano. A música não terá sido escrita para cinema, mas muitos encontram nela os elementos que brilham nas melhores composições escritas para filmes épicos, históricos ou de aventuras.
Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa é um dos corpos artísticos do TNSC, tendo como seu Maestro Titular, desde 2021, Antonio Pirolli. O Coro do Teatro Nacional de São Carlos foi criado em 1943 e é dirigido desde 2021 por Giampaolo Vessella.
18 MARÇO, 2023 | SALA PRINCIPAL
sáb às 21h00
Duração: 105min. | M/6
Meio-soprano Maria Luísa de Freitas
Maestro titular do Coro Giampaolo Vessella
Programa
Ottorino Respighi Belkis, regina di Saba (suíte)
intervalo
Sergei Prokofiev Alexander Nevsky, Op. 78