COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

coreografias de Olga Roriz, Rui Lopes Graça, Vassco Wellenkamp e Marguerite Donlon

07 JUNHO, 2009 | SALA PRINCIPAL

ISOLDA
Coreografia Olga Roriz
Música Richard Wagner, Prelúdio e Morte de Tristão e Isolda
Figurinos Vera Castro
Desenho de Luz Orlando Worm

NOVA CRIAÇÃO estreia absoluta
Coreografia Rui Lopes Graça
Musica Philip Glass, ‘Etudes for Piano, Vol 1’, Etudes nº 1, 2, 6 e 8
Cenografia e Figurinos Vera Castro
Desenho de Luz Jorge Ribeiro

FAUNO
Coreografia Vasco Wellenkamp
Música Claude Debussy

STROKES THROUGH THE TAIL estreia na CNB
Coreografia Marguerite Donlon
Música Wolfgang Amadeus Mozart, Sinfonia Nº 40 em Sol Menor
Figurinos Branimira Ivanova
Desenho de Luz Marguerite Donlon

Neste programa a Companhia Nacional de Bailado recupera duas peças de bailado, ISOLDA de Olga Roriz e FAUNO de Vasco Wellenkamp, criadas para o Ballet Gulbenkian. A par destas obras, a CNB inclui também neste programa uma nova criação de Rui Lopes Graça, coreógrafo residente da companhia. O espectáculo termina com o bailado STROKES TROUGH THE TAIL da coreógrafa Marguerite Donlon, que estreia pela primeira vez na CNB. Com este programa, a Companhia Nacional de Bailado propõe uma viagem pela criação contemporânea europeia.

Olga Roriz teve como formação artística na área da Dança o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos com Ana Ivanova e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1976 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian, permanecendo aí até 1992, onde foi primeira bailarina e coreógrafa principal. Em Maio de 1992 assumiu a direcção artística da Companhia de Dança de Lisboa e em Fevereiro de 1995 fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é directora e coreógrafa. O seu reportório é constituído por mais de 50 obras criadas ou remontadas para um vasto número de Companhias nacionais e estrangeiras como: Ballet Gulbenkian; Companhia Nacional de Bailado; Companhia de Dança de Lisboa; Ballet Nacional de Espanha; Ballet Teatro Guaira; English National Ballet; American Repotory Ballet; Ballets de Monte Carlo; Maggio Danza e Teatro Alla Scala de Milão, entre outros. Internacionalmente os seus trabalhos foram apresentados em: Londres; Berlim; Bona; Wiesbaden; Milão; Florença; Madrid; Paris; Varsóvia; Taormina; Dakar; Turim; Cairo; Rio de Janeiro; S. Paulo; Brasília; Baía; Curitiba; Cannes; Bruxelas; Belgrado; Novi Sad; Zagreb; Lubliana; Aix-en-Provence; Rennes; Luxemburgo; Sevilha; Monte Carlo; Osaka e Nova Iorque.
No ano 2005 comemorou um triplo aniversário: 50 anos de idade, 30 anos de carreira e 10 anos da sua companhia.

Rui Lopes Graça formou-se no Ballet Gulbenkian e na Companhia Nacional de Bailado. Em 1985 ingressou no elenco desta companhia e em 1996 tornou-se bailarino solista. Em Julho de 1999 participou no Curso Internacional para Coreógrafos e Compositores da Universidade de Bretton Hall, em Inglaterra, dirigido por Robert Cohan, Nigel Osborne, Ivan Kramar e Gale Law. Desde 1996 tem coreografado para a Companhia Nacional de Bailado, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, a The Curve Fundation Dance Company (na Escócia), a Escola Superior de Dança e o Conservatório Nacional. Em 2004 funda a Companhia Rui Lopes Graça.

Vasco Wellenkamp iniciou os estudos de bailado em 1961 com Margarida de Abreu e Fernando Lima, no Grupo Verde Gaio. Em 1968, ingressou no Ballet Gulbenkian. De 1973 a 1975 foi bolseiro do Ministério da Educação em Nova Iorque, na Escola de Dança Contemporânea de Martha Graham, onde se formou em Dança Moderna. Ainda em Nova Iorque, frequentou o curso de composição coreográfica de Merce Cunningham e trabalhou com Valentina Pereyslavec no American Ballet Theatre. Em 1978, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, frequentou o curso para coreógrafos e compositores da Universidade de Surrey em Inglaterra.
De 1977 a 1996 desempenhou as funções de coreógrafo residente, professor de Dança Moderna e ensaiador do Ballet Gulbenkian. Em 1975 foi nomeado professor de Dança Moderna da Escola de Dança do Conservatório Nacional e em 1983, professor coordenador da Escola Superior de Dança de Lisboa. Vasco Wellenkamp tem sido convidado por várias companhias estrangeiras a criar novas obras coreográficas: no Brasil coreografou para o Ballet do Teatro Municipal de São Paulo, o Ballet de Niterói, a CIA Cisne Negro e o Ballet Guaíra, na Argentina coreografou para o Ballet Contemporâneo do Teatro San Martin, na Inglaterra, para o Extemporary Dance Theater, o Dance Theater Comune e a Companhia Focus On, na Suiça para o Ballet du Grand Theatre de Gèneve, em Itália para o Balleto di Toscana e na Croácia para a Companhia de Bailado do Teatro de Zagreb, entre outras. Em Janeiro de 1999 criou a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo que dirigiu até Outubro de 2007. Foi nomeado Director Artístico do Festival de Sintra em Setembro de 2003.
Vasco Wellenkamp recebeu por duas vezes o Prémio de Imprensa (1974 e 1981). Foram-lhe ainda atribuídos os Prémios do Semanário Sete (1982), da Revista Nova Gente (1985 e 1987) e da Rádio Antena 1 (1982). Em 1996, foi galardoado com a medalha de ouro e o prémio para o melhor coreógrafo, no II Concurso Internacional de Dança do Japão, com a obra A Voz e a Paixão. Em 1994, a 10 de Junho, dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, por sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Cria em 2005 a sua primeira coreografia para a Companhia Nacional de Bailado e é seu Director Artístico desde Outubro de 2007.

Marguerite Donlon, irlandesa, formou-se em dança em Inglaterra e dançou no English National Ballet, antes de ser contratada como solista na Deutsche Oper de Berlin. Como bailarina, trabalhou com Maurice Béjart, Jiri Kylian, William Forsythe, Michael Clark, Meg Stuart, Roland Petit e John Neumeier. Após as suas primeiras coreografias, como Celtic Touch (1991), para a Deutsche Oper de Berlin, seguiram-se inúmeras peças de sua autoria. Actualmente faz coreografias para a Staatsoper de Viena, o Cathy Sharp Dance Ensemble de Basileia, a Hubbard Street Dance Company de Chicago, o Nederland Dance Theater II de Haia, e o Ballett de Estugarda. No início da temporada 2001-2002 assumiu a direcção do Saarländisches Staatstheater de Saarbrücken, na Alemanha.

SALA PRINCIPAL
7 JUNHO
M12[/box]

mostrar mais
Back to top button