COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

03 MAIO, 2008 | SALA PRINCIPAL

O Teatro Municipal de Almada acolhe uma vez mais a Companhia Nacional de Bailado. A CNB irá apresentar um programa composto por dois bailados contemporâneos, com coreografi as de dois dos mais prestigiados coreógrafos internacionais, que terá a sua estreia em Abril no Teatro Camões em Lisboa.
A CNB celebra assim a criação da dança contemporânea com este programa, que surgirá no Teatro Municipal de Almada, logo após a sua apresentação no Teatro Camões, no dia 3 de Maio de 2008.

A Companhia Nacional de Bailado foi criada em 1977 por despacho de David Mourão Ferreira, então Secretário de Estado da Cultura. A CNB apresentou a primeira realização nacional de produções integrais de bailados como La Syiphide, Raymonda, O lago dos cisnes, Coppélia, Dom Quixote e Romeu e Julieta, e recuperou outros clássicos como Pas de Quatre, Giselle, Les Syiphides, Petruchka, La Bayadère, O pássaro de fogo, O quebra-nozes, A sagração da Primavera, As bodas e La fi lle mal gardeé, entre outros. Apresentou também obras de Balanchine, Lifar, Lichine, Joos, Limón, van Dantzig, Nebrada e Lubovitch e dos portugueses Armando Jorge, Fernando Lima, Carlos Trincheiras e Olga Roriz. Para além das digressões em território nacional, a CNB apresentou-se na Europa (Espanha, França, Suíça e Alemanha), Brasil, Bermudas e República Popular da China. Para a RTP, a CNB gravou vários bailados, como La Sylphide, Romeu e Julieta, O pássaro de fogo e Pas de quatre.
Nos últimos anos a CNB apresentou obras de coreógrafos como Michael Corder, William Forsythe, Anne Teresa De Keersmaeker (em estreia absoluta), e ainda de coreógrafos seleccionados nos sucessivos Estúdios Coreográfi cos entretanto realizados por David Fielding e Rui Lopes Graça. A CNB tem trabalhado regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Nacional do Porto, o Quarteto de Pianos de Amesterdão e ainda com diversos músicos e maestros portugueses.

SALA PRINCIPAL
3 MAIO
M12[/box]

mostrar mais
Back to top button