Companhia de Teatro de Almada estreia “Ando a sonhar com Beethoven”

O homem desarruma tudo, mas é ele que torna o quarto de Jorge quase mágico com tanta música que traz consigo

Humberto Lameiras in O Setubalense 11 Fevereiro 2022

A Companhia de Teatro de Almada leva ao palco da sala de ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite, a 19 de Fevereiro, às 16h00, a peça “Ando a sonhar com Beethoven”.

Trata-se da nova criação da companhia, é dirigida a toda a família, e conta com texto e encenação de Teresa Gafeira. Com coreografia e figurinos de Pedro Proença, no palco, e até 6 de Março, vão estar os actores Bruno Ramos, Carolina Dominguez, João Farraia e Vera Santana que vão contar a história do pequeno Jorge que gosta de ter os brinquedos bem arrumados: os comboios, os jogos e carrinhos.

Tem um computador e adora fazer contas. O menino, tão arrumadinho e certinho, poderia dormir descansado debaixo dos cobertores, mas todas as noites é ‘visitado’ por um homem despenteado, desastrado e barulhento que lhe entra pelo quarto sem pedir autorização.

“O homem mexe em tudo, desarruma tudo, seria impossível de aturar, mas é ele que torna o quarto quase mágico com tanta música que traz consigo. A Alfa e a Beta dizem que ele é o Beethoven”, refere texto da Companhia de Teatro de Almada a levantar a ponta do véu sobre a peça.

E acrescenta: “Ao que parece, o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) era conhecido pelo seu mau feitio. Costumava resmungar sozinho pelas ruas, tinha inesperados acessos de fúria e não raras vezes se meteu em brigas”.

Mas na verdade, Beethoven foi um génio que, logo aos cinco anos, começou a revelar um invulgar talento para a música. Seu pai apercebeu-se disso e, foi ele próprio, que lhe deu as primeiras lições de composição e piano, obrigando-o a estudar diariamente e por muitas horas.

Aos sete anos, Beethoven deu o primeiro concerto, aos 12 já compunha pequenas peças e na adolescência começou a trabalhar como instrumentista para ajudar a sustentar a família. Aos 27 anos começou a desenvolver os primeiros sintomas de surdez e aos 48 anos já estava completamente surdo.

Isso não o impediu de compor obras belíssimas. Em “Ando a sonhar com Beethoven”, o pequeno Jorge vai, ou não, conhecer o músico e compositor? A peça que vai estar em cena até 6 de Março tem espectáculos aos sábados e na terça-feira 1 de Março às 16h00.

No domingo 20 de Fevereiro às 11h00, e a 27 de Fevereiro e 6 de Março às 11h00 e 15h00. É para crianças maiores de 3 anos, tem a duração de 50 minutos, e preço entre 5 e 10 euros. Entrada é livre para o Clube de Amigos.

mostrar mais
Back to top button