Começam os ensaios de Nathan, o sábio

Dia 13 de Setembro foi o dia do primeiro ensaio de leitura de Nathan, o sábio, de Gotthold Ephrain Lessing. Este texto, que é uma estreia absoluta em Portugal, tem tradução de Yvette K. Centeno, conta com cenografia de Pedro Calapez, figurinos de António Lagarto e encenação de Rodrigo Francisco.

Nathan, o sábio foi publicado em 1779 e é um dos clássicos da dramaturgia mundial e um texto fundamental do Século das Luzes na Alemanha. Uma ode à tolerância com uma escrita precisa e clara, encontra-se próximo do cepticismo de Voltaire. A acção decorre na Jerusalém do século XII, acabada de conquistar pelo muçulmano Saladino, onde vivem o judeu Nathan e a sua filha adoptiva, a cristã Recha.
O espectáculo, última produção da Companhia de Teatro de Almada em 2017, tem estreia prevista para dia 9 de Dezembro na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite e conta no elenco com Luís Vicente (no papel de Nathan), e ainda com André Gomes, André Pardal, Guilherme Filipe, João Farraia, João Tempera, Leonor Alecrim, Maria Rueff e Tânia Guerreiro.

in CTA, 14 set 2017

mostrar mais
Back to top button