Cinco espetáculos a não perder no Festival de Almada

A 39ª edição do festival começa esta segunda-feira e prolonga-se até dia 18, entre Almada e Lisboa

Maria João Caetano in IOL 04 Julho 2022 | notícia online

“Noite de Reis”

O encenador alemão Peter Kleinert volta a trabalhar com a Companhia de Teatro de Almada para montar uma versão moderna de “Noite de Reis”, uma das mais conhecidas comédias de Shakespeare.
Teatro Municipal Joquim Benite, Almada, dia 5 (terça-feira) e dia 6 (quarta-feira), às 21:30

“Ödipus”

Mais um regresso: da Schaubühne de Berlim e do encenador alemão Thomas Ostermeier. Estreado em Atenas durante o último Festival de Epidauro, o “Ödipus” que a histórica companhia traz a Almada actualiza o mito de Édipo, cruzando-o com alguns temas que marcam a atualidade, como a crise ambiental e o assédio moral nas empresas.
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada, dia 14 (quinta-feira) às 19:00 e dia 15 (sexta-feira) às 21:30.

“I was sitting on my patio…”

Criado por Bob Wilson, que interpretava originalmente o espetáculo em 1977, com Lucinda Childs, “I was sitting on my patio this guy appeared I thought I was hallucinating” é, nas palavras do encenador, “uma espécie de sonho acordado: a mesma situação vivida por duas personagens diferentes”. 45 anos depois, os dois criadores dão o lugar a novos intérpretes: o ator alemão Christopher Nell e a bailarina australiana Julie Shanahan.
Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, dia 16 (sábado) às 21:30 e dia 17 (domingo), às 17:00

“Hands do not touch your precious Me”

Wim Vandekeybus — também já conhecido do público de Almada, onde se apresentou em 2010 e 2017 — traz-nos “Hands do not touch your precious Me”, cujo título cita um verso de Enheduanna, uma sacerdotisa suméria, escrito há mais de quatro mil anos. Nesta criação o coreógrafo belga colabora com o escultor francês Olivier de Sagazan, que interpreta em cena uma figura de argila feita com o seu próprio corpo.
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada, dia 17 (domingo) à 21:30 e dia 18 (segunda) às 19:00

“Hokuspokus”

A companhia alemã Familie Flöz traz as suas máscaras de volta a Almada com o espetáculo “Hokuspokus” – a expressão popularizada pelos ilusionistas no momento em que a magia acontece. Será, como sempre que nos encontramos com esta família, um momento de poesia visual e grande beleza.
Palco Grande da Escola D. António da Costa, Almada, dia 18 (segunda-feira) às 22:00

A programação completa do festival está no site oficial. Além de teatro e dança, há concertos, encontros, conversas e exposições. O homenageado desta edição e responsável pela ação de formação “O Sentido dos Mestres” é o cenógrafo José Manuel Castanheira.

mostrar mais
Back to top button