CICLO S. CARLOS

Os compositores portugueses da geração de 70 à Segunda Guerra | direcção musical de João Paulo Santos

12 Abril | 10, 17 e 24 MAIO, 2015 | SALA EXPERIMENTAL

OTeatro Nacional de S. Carlos organiza, em 2015, um ciclo de quatro concertos comentados, através dos quais se procura traçar o panorama da música portuguesa erudita entre o último quartel do século XIX e a segunda metade do século XX. Serão quatro os temas versados no âmbito deste ciclo (Novidades, As sociedades de concerto, A modernidade e Novos valores), ilustrados por dezenas de obras vocais e de câmara, da autoria de dezoito compositores portugueses. À frente dos trabalhos estará o maestro João Paulo Santos, que, para além de conduzir a conversa com o público, acompanhará ao piano os cantores convidados. O primeiro concerto reflectirá, assim, sobre as características do meio musical finissecular, sucedendo-lhe aquele que abordará o movimento de difusão da música de câmara no País, por intermédio das sociedades de concerto de Lisboa e do Porto. No terceiro encontro, o advento Modernidade e a introdução de novas linguagens na composição e na prática instrumental estarão no centro da reflexão, reservando-se para o último concerto uma viagem pelos estilos distintos das várias personalidades que surgiram nesta área, no período entre as duas guerras.

João Paulo Santos (n. 1959), pianista e maestro, concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa. Há 34 anos ligado ao TNSC, é actualmente Director de Estudos Musicais, Director Musical de Cena e Coordenador do Estúdio de Ópera nessa instituição. O seu percurso artístico abrange fundamentalmente três áreas: a direcção musical, o piano, e a recuperação do património musical nacional.

CICLO S. CARLOS12 ABRIL
NOVIDADES

Obras de Alfredo Keil, Augusto Machado, Augusto Neuparth, Artur Napoleão e Francisco de Sá Noronha, com:
Ana Franco, soprano
Marco Alves dos Santos, tenor
João Oliveira, baixo
Adriano Aguiar, contrabaixo
João Paulo Santos, piano

10 MAIO
AS SOCIEDADES DE CONCERTO

Obras de Alexandre Rey-Colaço, Artur Napoleão, Augusto Neuparth, Francisco Santos Pinto, José Vianna da Motta, Luís Costa e Óscar da Silva, com:
Luís Rodrigues, barítono
Carolino Carreira, fagote
António Figueiredo, violino
João Paulo Santos, piano

17 MAIO
A MODERNIDADE

Obras de António Fragoso, Luís de Freitas Branco, Óscar da Silva e Ruy Coelho, com:
Dora Rodrigues, soprano
Mário Alves, tenor
Irene Lima, violoncelo
João Paulo Santos, piano

24 MAIO
NOVOS VALORES

Obras de Armando José Fernandes, Cláudio Carneyro, Fernando Lopes-Graça, Frederico de Freitas, Joly Braga Santos, Jorge Croner de Vasconcelos e Luís de Freitas Branco, com:
Alexander Stewart, violino
Pedro Saglimbeni Muñoz, viola
Ana Ester Neves, soprano
João Paulo Santos, piano

Teatro Nacional de S. Carlos | Lisboa

Dom às 16h00
SALA EXPERIMENTAL | M/6 | 1H20 (aprox.)

 


mostrar mais
Back to top button