CANÇÕES DE BRECHT

poemas de Bertolt Brecht | musicados por KURT WEILL, HANS EISLER, PAUL DESSAU, KURT SCHWAEN, FRANZ BRUINIER e THEODOR ADORNO

16, 23 e 30 JANEIRO, 2010 | SALA DE ENSAIOS

Brecht representado na Sala Principal do TMA, com a peça A mãe, e Brecht cantado, na intimidade da Sala de Ensaios, em Canções de Brecht, espectáculo estreado no Festival de Almada de 2008. A actriz Teresa Gafeira, que protagoniza A mãe, o tenor Luís Madureira e o pianista Jeff Cohen (ou Francisco Sassetti) convidam-nos a empreender, de novo, uma viagem que, na sua estética ambígua, evoca exemplarmente todos os desejos de mudança que se digladiavam na Alemanha da primeira metade do século XX.

Canções de Brecht – projecto no qual os temas poéticos e musicais são retirados dos seus contextos originais -, não rasura que a canção foi utilizada pelo dramaturgo alemão como potente catalisador do efeito de distanciamento. O teatro deve, pois, apanhar o comboio do seu tempo, proporcionando ao público instrumentos de reflexão, que o afastem tanto de uma delicodoce reinvenção naturalista do Mundo, quanto de um egocentrismo expressionista.

A crítica considerou que «Teresa Gafeira não poderia ter encontrado melhor equipa para se lançar neste território desconhecido. […] O acompanhamento ao piano [de Jeff Cohen] foi fundamental para sustentar o ritmo vibrantemente enérgico que enervou as interpretações da actriz e de Luís Madureira. A forma como o seu movimento e os seus gestos acompanharam os contrastes das canções, a sua notável enunciação das não menos admiráveis versões portuguesas de Yvette Centeno, a arrepiante profundidade com que explorou o seu belíssimo e escuro timbre de contralto devolveram-nos a desesperançada esperança com que Brecht imaginou a estupidificante féerie do Capitalismo».

SALA ENSAIOS | 16, 23 e 30 JANEIRO | M/12

mostrar mais
Back to top button