![](/wp-content/uploads/2023/09/Calvario-em-carreira-a-partir-de-dia-29-de-Setembro-780x470.jpg)
Calvário em carreira a partir de dia 29 de Setembro
A mais recente criação da Companhia de Teatro de Almada, que estreou em Julho no 40º Festival de Almada, regressa ao TMJB já no próximo dia 29 de Setembro.
Calvário é um texto original de Rodrigo Francisco que assina também a encenação. O espectáculo vai ficar em carreira até dia 15 de Outubro, de quinta a sábado às 21h, e quartas e domingos, às 16h.
A estreia de Calvário no Festival de Almada suscitou bastante interesse por parte da imprensa portuguesa e estrangeira: “Excelente texto, actores de primeira e bom ritmo” (Proscenium, Espanha); “Um confronto entre o velho e o novo mundo, numa clivagem quase profética” (Expresso); “O humor e a ironia desmascaram a pose social” (Revista galega de teatro); “A plateia explode de riso” (madinin-art.net); “Um hino ao teatro” (Gagarin-magazine, Itália); “A peça mais arriscada e curiosa do Festival” (Il manifesto, Itália); Uma escrita ágil e directa, com humor e inteligência crítica” (Antro positivo, Brasil).
A acompanhar a carreira da peça, regressam as habituais Conversas com o Público, aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB.
O grande tema destas Conversas é Essa prima afastada da loucura, e vão ser moderadas pelo professor José Ornelas, que contará com diversos convidados, como por exemplo, Maria Rueff, Miguel Loureiro ou Miguel Seabra, entre outros.
José Ornelas é professor catedrático no ISPA – Instituto Universitário, em Lisboa, onde é director da Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário e do Mestrado e Doutoramento em Psicologia Comunitária.
As Conversas com o Público vão decorrer no dia 30 de Setembro, e nos dias 7 e 14 de Outubro, sempre às 18h, e têm entrada livre.
Entretanto já começaram os ensaios de Schweik na segunda guerra mundial, de Bertolt Brecht. A encenação é de Nuno Carinhas, que também assina a cenografia e os figurinos, e conta com a direcção musical de Jeff Cohen. O espectáculo vai estrear no dia 20 de Outubro, e manter-se-á em cena até 19 de Novembro.
in CTA 15 Set 2023