BATE-FADO

Direcção artística e coreografia de Jonas&Lander

Associação Cultural Sinistra

Os historiadores estão de acordo quanto às origens do fado remontarem ao Brasil do século XVII enquanto dança afro-brasileira entrançada com o fandango ibérico. Posteriormente, o fado e as suas danças desenvolveram-se em Lisboa, sempre em processo de mescla, inseridas num contexto multicultural tão característico das cidades portuárias. A vertente da dança do fado que gozou de maior expressão na capital portuguesa foi o Fado Batido. O acto de bater o fado era essencialmente apoiado num sapateado virtuoso que dialogava ritmicamente com o instrumental e a voz, emanando um certo erotismo. Esta peça de dança/concerto de Jonas&Lander parte de um processo da reinterpretação e livre restauro do Fado Batido. Os artistas preenchem as lacunas de informação sobre o Fado Batido com o seu imaginário coreográfico em diálogo directo com danças folclóricas portuguesas e afro-brasileiras. Bate-fado foi considerado pelo Expresso Melhor Espectáculo de Dança de 2021.

A dupla Jonas&Lander cria, desde 2013, obras performativas híbridas, entre a dança e a música. Em 2015 fundaram a Sinistra Associação Cultural, uma estrutura sediada numa casa no centro da vila de Sintra que promovia eventos de fado com regularidade semanal.
Jonas desenvolve em paralelo ao seu trajecto na dança contemporânea uma carreira como cantautor e fadista profissional iniciada em 2006. Por sua vez, Lander afirma-se também como um multi-instrumentista autodidacta, com forte interesse pela polirritmia e com enfoque na mescla entre o território gestual e o território rítmico. No seu curto trajecto, Jonas&Lander contam já com um variado leque de peças de autor como Matilda Carlota (2014), Arrastão (2015), Adorabilis (2017), Lento e largo (2019) e Coin Operated (2019).


17 DEZEMBRO, 2022 | SALA PRINCIPAL

sáb às 21h00

Duração: 110min. | M/6

Direção Artística e Coreografia Jonas&Lander
Investigação Jonas, Lander Patrick
Interpretação Catarina Campos, Jonas, Lander Patrick, Lewis Seivwright e Melissa Sousa
Baixo Yami Aloelela
Viola Tiago Valentim
Guitarra Portuguesa Acácio Barbosa
Voz Jonas
Composição Musical Jonas&Lander
Desenho de Luz Rui Daniel
Coordenação Técnica e Operação de Luz Bruno Santos
Operação de Som João Pedreira
Cenografia Rita Torrão
Figurinos Fábio Rocha de Carvalho e Jonas 
Calçado Gradaschi
Assistente de Cenografia e Figurinos Fábio Rocha de Carvalho
Direção de Produção (criação) Patrícia Soares

Casa de Produção Associação Cultural Sinistra
Direção de Produção e Difusão Inês Le Gué
Gestão Administrativa e Financeira Gabriel Lapas

Coprodução Centro Cultural de Belém, Cine-Teatro Avenida, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Municipal do Porto e Theater Freiburg
Residência de Coprodução O Espaço do Tempo
Apoio à Criação Centro Cultural Olga Cadaval, Estúdios Victor Córdon / OPART, Mala Voadora e Pro.dança
Apoio à Investigação Casa-Museu Leal da Câmara, LIPA – Laboratório de Investigação de Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra e Museu Bordalo Pinheiro

Projeto apoiado pela República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes

 


mostrar mais
Back to top button