AS VIAGENS DE GULLIVER
a partir de Jonathan Swift | dramaturgia de Jorge Constante Pereira, encenação de Raul Constante Pereira
05 e 06 NOVEMBRO, 2016 | SALA EXPERIMENTAL
Editada em 1726, a obra-prima do irlandês Jonathan Swift jamais perdeu a popularidade que então conquistou. As viagens de Gulliver parodiavam um género literário muito em voga na época – a narrativa de viagens -, lançando, ao mesmo tempo, um novo olhar sobre o Homem e a vida em sociedade. Viajar com o protagonista, o cirurgião naval e náufrago Lemuel Gulliver, é conhecer alguns dos seres fantásticos que marcaram o imaginário de várias gerações: as criaturas minúsculas de Lilliput, os gigantes de Brobdingnag, os sábios obcecados por Astronomia, Música e Matemática da ilha flutuante de Laputa, os primitivos Yahoos – seres semelhantes ao homem de Neanderthal – e os inacreditáveis Houyhnhnms, cavalos racionais, em tudo superiores ao género humano.
A Limite Zero Associação Cultural estende a sua actividade à criação de espectáculos de teatro, à produção vídeo e à formação. Simultaneamente, organiza diversos ateliers de expressão dramática, escrita criativa, construção de formas animadas e utilização multimédia. As viagens de Gulliver estreou em Outubro de 2013 e reflecte a aposta do grupo no teatro de marionetas.
Limite Zero Associação Cultural (Porto)
Sáb às 16h00 | Dom às 11h00
SALA EXPERIMENTAL | M/6 | 00h50
/two_fifth]
Intérpretes Raquel Rosmaninho, Raul Constante Pereira e Teresa Alpendurada
Voz Off Rodrigo Santos
Cenografia e Marionetas Sandra Neves e Raul Constante Pereira
Desenho de Luz Pedro Carvalho
Música e Som Carlos Adolfo
Figurinos Inês Mariana Moitas
Operação Técnica João Loureiro
Assistência de Encenação Joni Matos
Co-produção: FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, Teatro Municipal de Bragança e Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre – CMP
/three_fifth_last]