AS CRIADAS
de Jean Genet dramaturgia e encenação de Rui Madeira
09 ABRIL, 2017 | SALA EXPERIMENTAL
Genet escreveu As criadas em 1947, enquanto cumpria pena na prisão. Fê-lo tendo em mente o crime perpetrado pelas irmãs Papin alguns anos antes, através do qual estas puseram fim à vida da patroa. Aos olhos de Claire e de Solange, as duas serviçais imaginadas pelo autor francês, a senhora para quem trabalham é a representação de um universo que lhes estará para sempre vedado. Na sua ausência, fecham-se no quarto principal e fingem ser a figura que amam e odeiam, cobrindo-se de jóias, vestindo as roupas mais sofisticadas, imitando todas as suas poses e maneirismos. Entretanto, sonham com a sua morte, porventura a única forma de alcançarem a liberdade.
Jean Genet (1910-1986) foi um dramaturgo, poeta e romancista francês. Começou a escrever em 1942, depois de uma vida dedicada ao crime e à prostituição. As suas obras, entre as quais se destacam as peças A varanda (1956), Os negros (1959) e Os biombos(1961), aproximam-no do Existencialismo e do Teatro do Absurdo.
Rui Madeira (n. 1955) é actor, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Braga. Em 1980 foi um dos fundadores da CENA, o grupo que, em 1984, daria origem à companhia que hoje dirige. Foi administrador do Theatro Circo de Braga e integrou a organização do 1.º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).
09 ABRIL, 2017
Dom às 16h
SALA EXPERIMENTAL | M/14 | DURAÇÃO: 1H20
Intérpretes Mariana Reis, Sílvia Brito e Solange Sá
Tradução Eduardo Tolentino e Rui Madeira
Cenografia Acácio de Carvalho
Figurinos Manuela Bronze
Desenho de Luz Nilton Teixeira
Assistência de Encenação Eduarda Filipa