As Conversas com o Público continuam dia 30 de Abril

Os dois últimos convidados das Conversas com o Público dedicadas ao tema Teatro, Cultura e Arte, foram a professora universitária Isabel Dias e a jornalista e escritora Rita Pereira Carvalho.

Nesta última conversa debateu-se o Trabalho e precaridade: o caso das limpezas. A economista Maria Augusta Fernandes, a moderadora do debate, introduziu o tema procurando especular sobre como seria no futuro o trabalho das limpezas, tendo em conta a crescente robotização desta actividade. Rita Carvalho, na sua intervenção, começou por salientar a diferença entre as limpezas domésticas e as limpezas industriais. Também referenciou que o subsídio de alimentação, em 2019, era de apenas 1,80€, referindo também que mais de 90% dos trabalhadores da limpeza são mulheres. Rita Carvalho é autora do livro As Invisíveis – Histórias sobre o trabalho de limpeza, à venda na banca do TMJB.

Isabel Dias, por sua vez, salientou que as limpezas é um trabalho desqualificado e desqualificante: “temos mulheres entre os 18 e os 70 anos em que não há progressão social”. Por outro lado, “a pandemia demonstrou-nos que estas pessoas são imprescindíveis”. Isabel Dias foi coordenadora do relatório executivo: Limpezas em tempo de pandemia: entre a precaridade e os riscos na saúde das trabalhadoras dos serviços de limpeza, e que pode ser consultado através deste link:
https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2021/11/relatorio_executivo_limpezas_em_tempo_pandemia.pdf

A Conversa continuou animada e participada até ao final.

O fim deste ciclo de Conversas não é um adeus, mas antes um até já. No fim do mês, no sábado dia 30 de Abril, damos inicio a um novo ciclo, desta vez a propósito do espectáculo O Misantropo, de Martin Crimp, a partir de Molière, com encenação de Nuno Carinhas, e que é já a quarta estreia da Companhia de Teatro de Almada.

O misantropo estreia a 29 de Abril e manter-se-á em cena até dia 22 de Maio, de quinta a sábado, às 21h, e quartas e domingos, às 16h, na Sala principal do TMJB.

As conversas com o Público, realizar-se-ão, como habitualmente, aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB, durante a carreira do espectáculo.

in CTA 04 Abr 2022

mostrar mais
Back to top button