recortes

Angola participa no festival de Almada

Angola estará presente no 20º Festival Internacional do Concelho de Almada, Portugal, a ter lugar de 4 a 18 de Julho, com uma delegação cultural que integrará as modalidades de literatura, música, teatro, dança e gastronomia.

Jornal de Angola in Jornal de Angola, 19 jun 2003

De acordo com o conselheiro cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Luís Kandjimbo, a organização do evento, onde o país estará presente pela primeira vez com esta “magnitude”, pretende igualmente homenagear a geminação existente entre o município angolano de Porto Amboim (província do Kwanza-Sul) e o Concelho de Almada (Sul do Tejo).
“O acontecimento é um sinal inequívoco que as relações entre as duas localidades são excelentes, além de, ao mesmo tempo, constituir um indicativo forte que os laços de amizade existentes entre Angola e Portugal podem também vir a ser sedimentados através da cultura” – frisou.
Na actividade, o grupo de teatro “Etu-Lene”, um dos mais conceituados no país, vai representar na qualidade de convidado de honra ao evento.
“O grupo, que terá a primeira experiência internacional, foi o vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Arte 2002, por isso, nesta sua deslocação terá a oportunidade de conviver e falar com outros grupos e autores de países mais desenvolvidos na área, tais como Portugal, Canadá, Estados Unidos, França e Itália, bem como ver outras técnicas aplicadas no teatro moderno” – enfatizou.
Angola, além do teatro, será representada pelo Ballet Tradicional Kilandukilo, que durante o festival oferecerá aos presentes momentos de variados tipos de dança de Angola, que compõe o folclore nacional.
Os escritores nacionais Arlindo Barbeitos, José Agualusa e Cikata Mbalundo, e o encenador Beto Kassua serão os animadores de uma mesa redonda que se irá debruçar acerca de vários temas, bem como dirigirão um debate sobre o actual estado da literatura angolana.
Em relação às artes plásticas, o escultor António Magina inaugurará, no primeiro dia do festival, uma exposição de escultura e pintura retratando corpos de mulher, peixes e outros animais transfigurados em figura de bestiário privado, enquanto a parte músico-cultural será abrilhantado pela banda angolana Dikanza Jazz, maioritariamente formada por antigos membros do grupo Semba 2000, jovens formados em música em academias portuguesas.
Para este festival, Angola estará ainda presente com a sua gastronomia, por decisão da organização, por considerar ímpar, a oportunidade que os presentes terão, para saborearem as iguarias da culinária nacional.

mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker