ALMOST6 & BANDA DA GNR

Banda da GNR | maestro Capitão Afonso CERQUEIRA

9 JANEIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL

Aideia deste projecto surge da intenção dos Almost6 em realizar um concerto a solo com uma banda; segue-se o desafio ao compositor Jorge Campos de escrever uma obra para quinteto de trompetes e banda e por fim o convite à Banda Sinfónica da GNR e ao seu maestro Capitão Cerqueira para se juntarem ao projecto. Trata-se de um espectáculo com três vertentes:
– apresentação a solo dos Almost6 com duas obras originais para quinteto de trompetes;
– apresentação da Banda da GNR;
– estreia absoluta da obra PLANUS de Jorge Campos para quinteto de trompetes e banda.
Almost6 / Outubro de 2010

Sopros em Laboratório
É num pleno circulo de amizades que faz sentido a realização do projecto “Sopros em Laboratório”, que, para o qual, o concerto grosso Plãnus constituiu o ponto de partida e a representação da necessidade dos intervenientes em estabelecer, em torno do conceito “Sopros em Laboratório”, o espaço ideal para um experimentalismo consciente.

ALMOST 6
ALMOST6 & BANDA DA GNRO grupo surge em 2007 com intenção de oferecer ao pblico música interpretada por uma formação pouco usual em Portugal. As potencialidades do trompete são exploradas pelo quinteto através da utilização das mais variadas surdinas bem como de toda a familia dos trompetes, desde o fliscorne ao trompete piccolo.
Fez a sua estreia no dia 30 de Novembro de 2007 no Teatro Municipal de Almada num concerto com o trompetista françês Bruno Nouvion. Destacam-se concertos no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e na Fábrica do Braço de Prata. Participou no programa da RTP 2 “Sons da Música” sobre o trompete, exibido em Dezembro de 2007.
Apresentou no Centro Cultural Olga Cadaval em conjunto com o “Sintra Estudio de Opera”, o projecto pedagógico “Encontro com o Pedro e o Lobo” em 2009 e em 2010 “O Carnaval dos Animais”.
O repertório do grupo é muito abrangente e versátil: vai desde o período Barroco com Vivaldi, passando pelo período Clássico com Mozart até à música Pop/Rock e também alguns originais que resultam de colaborações que o grupo tem com alguns compositores Portugueses.

Constituição:
Sérgio Charrinho, Trompetista na Orquestra Metropolitana de Lisboa, Professor na Academia Nacional Superior de Orquestra
Ricardo Carvalho, Trompetista na Banda Sinfónica da G.N.R.
Filipe Coelho, Professor na Escola Profissional da Metropolitana e no Conservatório Nacional
Carlos Silva, Trompetista na Banda Sinfónica da G.N.R.,Professor na Escola profissional de Artes da Beira Interior e Conservatório Metropolitano de Lisboa
Oscar Carmo, Trompetista na Orquestra de Câmara Portuguesa
João Duarte, Músico Associado (Percussão)

BANDA SINFÓNICA DA GNR
A Banda Sinfónica da GNR foi criada em 1838, por decreto de D. Maria II, primeiro como Banda da Guarda Municipal, passando a denominar-se, com a implantação da República, Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. A sua especialização, riqueza e variedade instrumental, e o seu amplo e valioso arquivo permitem que, em concerto, atinja um assinalável nível artístico. Constituída por 125 instrumentistas e com direcção artística do capitão Afonso Cerqueira, a Banda tem participado em diversos festivais internacionais e em digressões por países como o Brasil, Holanda ou Luxemburgo

PROGRAMA

PRÓLOGO (2008) 
Jorge Campos / Banda
————————————
SINFONIA BREVE nº1 (1959) 
A.Cassuto
transc.: Jorge Campos (2010) / Banda
* 1ª audição da transcrição.
————————————
MUSIC FOR FIVE TRUMPETS
V.Reynolds / Almost6
Fanfare, Chorale e Finale
————————————
INTERLÚDIO (2008) 
Jorge Campos / banda
————————————
SPECTRUM (1996) 
Herbert Bielawa / Banda
* estreia nacional
————————————
MIRAGES (1986) 
L.Vigneron / Almost6
Scherzo e Fugue
————————————
PLANUS(2010) 
Jorge Campos / Banda e Almost6
* estreia absoluta

JANEIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL | M/12

mostrar mais
Back to top button