ALÉM DA DOR

Texto de Alexander Zeldin | encenação de Rodrigo Francisco

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

Além da dor (Beyond Caring, no original) assinala a estreia como autor do britânico Alexander Zeldin. Inspirado nos livros de John Steinbeck, no teatro de Peter Brook (com quem trabalhou), no cinema de Mike Leigh e Ken Loach e na realidade que o rodeava, Zeldin escreveu e encenou em 2014 uma peça que coloca em palco quatro trabalhadores contratados para as limpezas numa fábrica de processamento de carnes. São precários em toda a acepção da palavra. Não podem tirar um dia de folga para ficar com uma filha doente. Não podem dar-se ao luxo de perder moedas na máquina do café. Não têm condições para recusar os horários nocturnos que mais ninguém quer. Com este espectáculo, Zeldin queria falar de “como todo o sistema capitalista se baseia na insegurança da maioria das pessoas” e contrariar a invisibilidade social destes trabalhadores, essenciais mas tantas vezes esquecidos. Ao mesmo tempo, queria “escrever uma peça familiar, íntima, para o nosso tempo”, contando histórias de pessoas concretas e com as quais todos nos podemos relacionar.

Apesar de a escrita de Alexander Zeldin estar obviamente assente numa perspectiva política e social fortíssima  – presente em Beyond Caring e também nas peças que se seguiram, Love (2016) e Faith, Hope and Charity (2019), compondo a trilogia The Inequalities –, o dramaturgo resiste em colocar o seu teatro na “caixa” do teatro político, como explicou em entrevista ao Público (Setembro de 2021), porque toda a “arte verdadeira” é política: “na essência, a arte dá-nos uma outra forma de olharmos o mundo, uma forma que não é completamente imposta pelo capitalismo, pelo patriarcado, pelo hábito, pela obediência, por medo e por tudo aquilo que temos de combater todos os dias nesta sociedade”.

Alexander Zeldin recebeu, em 2015, o Prémio Quercus Trust. Em 2017, foi nomeado Artista Residente no National Theatre e, em 2018, foi o vencedor da Bolsa de Literatura da Arts Foundation. É, desde 2020, Artista Associado do Odéon Théâtre de L’Europe, em Paris.


04 MARÇO a 03 ABRIL, 2022 | SALA EXPERIMENTAL

qui a sáb às 21h00
qua e dom às 16h00

Duração aprox.: 90min. | M/16

Tradução Margarida Vale de Gato
Cenografia Céline Demars
Figurinos Ana Paula Rocha
Luz Guilherme Frazão
Interpretação Binete Undonque, Djucu Dabó, Ivo Marçal, Maria Frade, Pedro Walter
Operação de luz e som Daniel Polho
Direcção de montagem Guilherme Frazão
Montagem Carlos Janeiro, André Oliveira, Daniel Polho, Ivan Teixeira, Paulo Horta
Fotografia Rui Carlos Mateus

Apoio logístico Companhia Nacional de Bailado, Embalauto JetCoffee, Luz Limpa, Mundo dos Congelados, Quimbalar Socimbal, Teatro Nacional de São Carlos

Apoios União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Junta de Freguesias de Laranjeiro e Feijó



mostrar mais
Back to top button